O Comando Territorial do Porto, através do Núcleo de Investigação de Crimes e Contraordenações Ambientais (NICCOA) do Porto, constituiu arguido, no dia 6 de setembro, um homem, de 49 anos, suspeito por maus-tratos a animais de companhia, no concelho de Vila Nova de Gaia.
A GNR destaca que “no âmbito de uma investigação por maus-tratos a animais de companhia, os militares da Guarda desenvolveram diversas diligências que culminaram com o cumprimento de um mandado de busca domiciliária, com a identificação do suspeito e com o resgate de quatro cães, que foram encaminhados para a Plataforma de Acolhimento e Tratamento Animal (PATA) do Município de Vila Nova de Gaia, para avaliação médico-veterinária e posterior adoção”.
As autoridades declaram que o “suspeito foi constituído arguido e os factos foram remetidos para o Tribunal Judicial de Vila Nova de Gaia”, salientando que a “ação contou com o reforço do Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) de Vila Nova de Gaia e com o apoio da Autoridade Veterinária e da Plataforma de Acolhimento e Tratamento Animal (PATA) do Município de Vila Nova de Gaia”.
A Guarda Nacional Republicana informa que tem como “preocupação diária a proteção dos animais, apelando à denúncia de eventuais situações de maus-tratos ou abandono. Para o efeito, poderá ser utilizada a Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520) funcionando em permanência para a denúncia de infrações ou esclarecimento de dúvidas”.