A Escola Secundária de Felgueiras acolhe, nos dias 18 e 19 de setembro, os Campeonatos Nacionais Absolutos de partidas Rápidas e de partidas Semi-Rápidas, competição que contará com alguns dos melhores xadrezistas nacionais e que irá definir o título de campeão nacional.
No dia 18, sábado, decorrerá o Campeonato Nacional Absoluto de partidas Semi-Rápidas com “os xadrezistas a terem 10 minutos para conquistarem a vitória em cada partida de cada uma das sete rondas previstas, contando ainda com um incremento de cinco segundos por cada lance efetuado”.
De acordo com a organização, no domingo decorrerão os “Campeonatos Nacionais Absolutos de partidas Rápidas, com a competição por equipas, a decorrer durante a manhã, e a competição individual, a decorrer durante a tarde”.
Nesta variante serão 11 as rondas competitivas, “contando cada xadrezista com três minutos e um incremento de dois segundos por cada lance efetuado para vencer a partida”.
A organização realça que a “competição é reservada a xadrezistas federados (ou através dos clubes inscritos na Federação Portuguesa de Xadrez ou estando inscrito individualmente na FPX)”, salientando que “na região existem vários clubes de Xadrez (ADR Gandra; CHESS DMFS; ESFELGUEIRASXADREZ; Externato do Unhão; GD Clã do Norte; GD Moure; Torres de Pombeiro) com os amantes da modalidade a terem aqui a possibilidade de competirem ao mais nível com alguns dos melhores xadrezistas nacionais”.
A organização realça, ainda, que a “região do Tâmega e Sousa tem vindo a afirmar-se como um dos mais importantes polos do Xadrez nacional, seja pela contínua realização de provas oficiais, seja pelos vários projetos municipais de implementação do Xadrez nas Escolas”.