No âmbito do Plano 21|23 Escola+, que visa a recuperação das aprendizagens, o Plano Nacional de Leitura 2027 (PNL2027) propõe a prática da leitura orientada em sala de aula.
Neste âmbito, o PNL pede aos professores do ensino básico que reforcem as “atividades em torno do livro, lendo com os alunos uma hora por dia no 1.º ciclo e uma hora por semana no 2.º ciclo”.
O gabinete do ministro da Educação destaca, em comunicado, que “um conjunto de orientações, sugestões de livros e propostas de atividades estão à disposição dos professores num novo espaço digital do PNL2027, criado especificamente para este propósito”.
O mesmo gabinete reforça que “o impacto da pandemia aponta para um retrocesso nas aprendizagens, designadamente no domínio da leitura e da escrita, que os estudos em diferentes países, incluindo Portugal, têm vindo a evidenciar”
“A leitura é fundamental para o sucesso dos alunos pela sua transversalidade e pela forma como influência as aprendizagens em todas as áreas curriculares. O sucesso neste domínio está diretamente relacionado com a frequência de contactos com livros e com práticas de leitura, pelo que o tempo dedicado à leitura condiciona de forma decisiva os progressos na compreensão, cabendo à escola um papel relevante no ensino da leitura e na promoção do gosto de ler”, refere a nota informativa.