A Direção-Geral de Estatística da Educação e Ciência acaba de publicar o “Perfil do Aluno 2019/2020”, que divulga “informação estatística sobre as crianças inscritas na Educação Pré-Escolar e sobre os alunos que frequentaram os Ensinos Básico e Secundário, Pós-Secundário Não Superior e Superior em estabelecimentos de ensino, públicos e privados, de Portugal Continental”.
Esta publicação, com periodicidade anual, que é construída a partir das estatísticas da Educação da Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC) aponta para a “melhoria continuada do sistema educativo português na prestação do serviço educativo e no desempenho dos alunos, no ano letivo 2019/2020″.
Os dados evidenciam que a taxa de escolarização atinge os “92,7% na Educação Pré-Escolar; os 97,2% no 1.º ciclo; os 90,8% no 2.º ciclo; os 91,5% no 3.º ciclo e os 83,8% no Ensino Secundário”.
O gabinete do Ministério da Educação esclarece que o “esforço de Portugal na qualificação dos jovens reflete-se, de forma significativa, em particular no Ensino Secundário, com uma subida de 12% numa década”, sustentando que “as taxas de retenção e desistência atingem os “2,2% no Ensino Básico; 1,4% no 1.º ciclo; 2,4% no 2.º ciclo; 3% no 3.º ciclo e os 8,4% no Ensino Secundário”.
“Estes valores, os mais baixos de sempre, são consequência do esforço das escolas na promoção do sucesso escolar. Regista-se, em particular, uma redução de 2,6% e 4,5% face ao ano letivo anterior no 3.º ciclo e no Ensino Secundário, respetivamente”, refere o Ministério da Educação que sublinha que “os dados estatísticos registam ainda a continuidade da diminuição do número de estudantes no sistema educativo português, em particular no 1.º ciclo”.