Boticas recebe pela segunda vez na época o Campeonato de Portugal de Montanha JC Group, competição que integra mais de quatro dezenas de inscritos, numa prova que se antevê acesa, com o título nacional absoluto ainda em discussão.
“Hélder Silva ou José Correia. Novo campeão ou título renovado. Eis a questão que se põe à entrada do ataque aos 5,11 quilómetros de extensão da sétima e última prova do ano”, refere o comunicado que nos foi enviado que realça que “os dois consagrados pilotos chegam a Boticas separados por 10 pontos, com vantagem para Hélder Silva.
“O poveiro do BRC BR53 está a realizar uma época fantástica, tendo assinado já três vitórias e, por quatro vezes, conseguiu recolher a pontuação máxima. É o grande favorito”, acrescenta a nota informativa que declara que “José Correia tem enfrentado algumas fragilidades técnicas na Osella PA2000 EVO-2, mas ainda não deitou a toalha ao chão”.
Sem possibilidades de discutir o título, mas candidatos à vitória final na prova estão Jacobo Senin e o seu Norma M20FC e Cesar Rodriguez Alonso que “pela terceira vez esta época, traz o seu novo Osella PA 21/RB até Portugal”.
Nos Protótipos B, “António Rodrigues (BRC CM05 EVO9 e Nuno Guimarães (SilverCar S2) defendem as cores da NJ Racing e são os candidatos ao título, cabendo a Rodrigues o maior favoritismo”, acrescenta a nota informativa que reforça que está, também, em aberto a disputa nos GT, com Pedro Marques e Vítor Pascoal, entre os principais favoritos.
“Boticas vai ser palco de uma estreia nesta categoria, com a inscrição de Bernardo Garcia de Castro, também num 991 GT3 CUP”, acrescenta o comunicado que sublinha que são “18 os pilotos inscritos na categoria Turismo, distribuídos pelas três divisões regulamentadas, atestando, uma vez mais, a robustez competitiva que tem sido apanágio desta categoria ao longo de toda a época”.
Na divisão 1, Luís Nunes é apontado como sendo o favorito com o seu Ford Fiesta ST R5. O piloto terá pela “frente a oposição de dois Subaru Impreza, tripulados por Daniela Marques e Pedro Marques”.
Na Divisão 2, Joaquim Teixeira “já arrumou as contas do título”.
Na divisão 3, perspetiva-se um duelo intenso, com o título ainda em aberto, entre Sérgio Nogueira (Renaut Clio RS) e Parcídio Summavielle (Renault Clio R3).
“Como “outsiders” ambiciosos na luta pelo triunfo, estarão em Boticas Alberto Pereira (Honda Civic Type R) e Carlos Silva (Renault Clio R3), com a divisão a contar ainda com a vontade de brilhar de mais quatro pilotos: Cláudio Baptista, num Citroen DS3 R1 e os Citroen Saxo de Arlindo Beça e José Cardoso, sendo ainda de salientar a presença de Rute Brás, que faz em Boticas a terceira prova da sua carreira, utilizando o Peugeot 206 RC da NJ Racing”, lê-se na nota de imprensa que esclarece que a “rampa será palco de mais uma tirada das duas competições que foram novidade na corrente época: a Taça de Portugal de Kartcross de Montanha e a sua congénere dedicada aos monolugares”.
“Quer Nelson Andrade, no AG1000, quer Miguel Matos, no GRIIIP G1-17, já asseguraram os respetivos títulos e, a exemplo do que têm feito nas provas anteriores, o seu foco está na batalha que travam para se situarem nas posições cimeiras da tabela de tempos global das provas. Em Boticas, tudo indica que continuará a assim ser”, avança o comunicado.
O Campeonato de Portugal de Clássicos de Montanha antevê-se igualmente disputado.
Se a questão do título nacional está já praticamente resolvida, com o primeiro lugar a não escapar Fernando Salgueiro (Ford Escort MKII), o “piloto do Caramulo Racing Team vai medir forças com três pilotos muito experientes”, Luís Delgado, com o seu Ford Escort RS 1600, José Pedro Gomes, com o seu Ford Escort MKII RS 1800 e Parcídio Summavielle, com o seu Datsun 240Z.
Carlos Fava, com o seu VW 1303, já assegurou o pódio final neste campeonato.
Quanto aos Legends, José Carlos Magalhães, já é virtual campeão nacional.
“Ausente estará o também já vice-campeão Manuel Pereira, cabendo ao também já terceiro classificado final do campeonato Gonçalo Janeira assumir o papel de um dos candidatos ao triunfo, mercê da competitividade que o piloto do Fundão extrai do seu Citroen AX GTi”, refere a nota de imprensa, sustentando que este “terá de medir forças com o regressado Carlos Oliveira, no potente Ford Sierra RS Cosworth, sendo ainda de contar com grandes prestações por parte de Renato Piairo (Toyota Carina E) e de João Macedo (BMW 328is)”.
Nas duas taças reservadas aos carros com cilindrada até 1300cc e “já com os títulos respetivos assegurados, Francisco Milheiro e Eva Laranjeira optaram pela ausência e, como tal, as lutas pelos triunfos estão ainda mais abertas”.
“Na TPM1300, Tiago Santos tudo fará para registar novo triunfo, dando seguimento à boa época que tem feito com o Citroen AX, tendo pela frente a oposição de Marco Figueiredo, aos comandos de um Toyota Starlet e de Rui Gama, de volta ao volante do Peugeot 106. Já nos Clássicos, o duelo será entre os experientes José Pedro Figueiredo (Datsun 1200) e Domingos Fernandes (Autobianchi A112 Abarth)”.
A Rampa de Boticas inicia às 13h45 de sábado, com a sessão inaugural de “warm up”.
“ O primeiro dia contemplará ainda duas subidas de treinos oficiais e a 1ª subida de prova”, avança a nota informativa que informa que no domingo, realiza-se “nova sessão de “warm up” pelas dez da manhã”.
“Depois, mais uma subida oficial de treinos, antes das duas decisivas subidas de prova que fecharão o programa competitivo da última prova da temporada do campeonato de Portugal de Montanha JC Group”, finaliza o comunicado.