A exposição “Jovem Criação Europeia 2019/2021” abre ao público no próximo sábado, dia 11, no Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso (MMASC), com uma proposta diferente: uma visita noturna, a partir das 21h00.
A autarquia amarantina destaca que a iniciativa repete-se dias 17 e 18, à mesma hora.
Citada em comunicado, Rosário Correio Machado, a responsável pelo departamento de Cultura do município de Amarante explica que “com as visitas noturnas pretendemos dar início a uma nova relação entre o espaço, a sua coleção, as exposições e o visitante, num espaço de cultura mais aberto e permeável à comunidade. Pretendemos que todos sintam que, sempre que voltam ao museu, regressam a casa.”
Os interessados na visita noturna devem inscrever-se on-line, no site do MMASC.
O município reforça que “criada em 2000, a Biennale Jeune Création Européenne (Bienal Jovens Criadores Europeus / BJCE) tem como objetivo dar visibilidade e potenciar a integração de jovens artistas emergentes em circuitos artísticos e comerciais”.
A bienal conta, atualmente, com sete municípios europeus: “Hjørring (Dinamarca), Cēsis (Letónia), Cluj (Roménia), Tremezzina (Itália), Figueres (Espanha), Amarante (Portugal) e Mountrouge (França)”.
“Em cada uma destas cidades há um júri próprio, ligado a uma instituição cultural local, que recebe e avalia as candidaturas dos jovens artistas. As obras selecionadas compõe a exposição coletiva que chega agora ao MMASC, depois de uma itinerância pelos restantes municípios que integram esta Bienal”, acrescenta o comunicado que nos foi endereçado que sustenta que “Fátima Frade Reis, Nádia Duvall, Patrícia Trindade, Mariana Castro, Maria João Costa, Natacha Martins e Margarida Fernandes são os jovens artistas portugueses que participam nesta mostra com pintura, escultura, artes visuais, fotografia e instalação”.
“Jovem Criação Europeia 2019/2021” vai coabitar, no MMASC, com a exposição “Amadeo, entretecem-se as gerações…” de artistas e intelectuais Amarantinos: Amadeo de Souza-Cardoso, António Carneiro, Acácio Lino e Manuel Monterroso.
A exposição estará patente ao público até 3 de outubro de 2021. Para visitar de terça-feira a domingo, entre as 10h00 e as 12h30 e das 14h00 às 18h00.
A entrada no MMASC tem o valor simbólico de um euro.