A Direção-Geral da Saúde (DGS) passou a recomendar, para as pessoas com mais de 16 anos e em condições de imunossupressão, a administração de uma dose adicional de vacina contra a Covid-19.
A Norma 002/2021, atualizada no dia 1 de setembro, prevê a administração de uma dose de vacina de mRNA com um intervalo mínimo de 3 meses, após a última dose do esquema vacinal anteriormente realizado.
As pessoas com 16 ou mais anos e, pelo menos, uma das seguintes condições: “transplante alogénico de órgãos sólidos e Esquema vacinal inicial contra a Covid-19 realizado durante um período ou contexto clínico de imunossupressão grave”, devem ser vacinadas com uma dose adicional de vacina contra a Covid-19.
A DGS declara que deve ser “administrada uma dose de vacina de mRNA, com um intervalo mínimo de 3 meses após a última dose do esquema vacinal anteriormente realizado”, devendo a vacinação de pessoas com imunossupressão deve ser efetuada sob orientação e prescrição do médico assistente”.
“A recomendação está alinhada com a evidência científica mais recente e poderá ser ajustada em função da evolução do conhecimento”, refere a respetiva norma, sublinhando que esta recomendação é “uma nova oportunidade de vacinação, dentro do esquema inicial estipulado, e tem como objetivo salvaguardar a eficácia das vacinas em pessoas com imunossupressão que possam não ter alcançado o nível de proteção adequado”.