Procurar
Publicidade

Gonçalo Rocha termina ciclo no Conselho Intermunicipal do Tâmega e Sousa

Gonçalo Rocha termina ciclo no Conselho Intermunicipal do Tâmega e Sousa

O presidente da Câmara de Castelo de Paiva e presidente do Conselho Intermunicipal do Tâmega e Sousa (CIM Tâmega e Sousa) terminou, esta quinta-feira, o seu ciclo no Conselho Intermunicipal do Tâmega e Sousa, órgão de direção da CIM do Tâmega e Sousa que é constituído pelos presidentes de câmara dos 11 municípios.

Ao Novum Canal, Gonçalo Rocha fez um balanço positivo da sua gestão, relevou o trabalho e o sentido de responsabilidade dos demais autarcas e bem assim da CCDR-N, dos vários atores e agentes do território e do Governo.

Falando da sua gestão à frente da CIM Tâmega e Sousa, Gonçalo Rocha elegeu os investimentos que se  encontram vertidos no Plano de Recuperação e Resiliência no âmbito das acessibilidades, das ligações às áreas empresarias, relevando também a conclusão do IC35 e a ligação da variante da EN 222 ao nó de Canedo como sendo investimentos determinantes para o território e que eram há muito reivindicados.

O responsável  pela CIM Tâmega e Sousa apontou, também, como dossiers fundamentais para a região, as estratégias para a habitação assim como o plano de redução tarifária, (PART), que beneficia os utentes que adquiram e utilizem passes nos transportes públicos (rodoviários e ferroviários) no concelho, na região do Tâmega e Sousa ou na zona do Grande Porto, contemplando diversas modalidades neste conceito de mobilidade.

Fotografia: Gonçalo Rocha

Este programa tem, também, como propósitos “combater as externalidades negativas associadas à mobilidade, nomeadamente a exclusão social, a emissão de gases de efeito de estufa”, entre outras.

Neste domínio, o responsável pela CIM Tâmega e Sousa afirmou que foi feita uma aposta nos transportes públicos, ainda que existem algumas questões a limar nesta área que carecem de serem trabalhadas.

Gonçalo Rocha elegeu, também, o trabalho realizado no âmbito dos planos de desenvolvimento das regiões de baixa densidade, com o propósito de promover a “igualdade de competências territoriais” e  fomentar a qualidade de vida dos seus munícipes, como tendo sido igualmente relevantes.

O presidente da CIM do Tâmega e Sousa manifestou, por outro lado, que a CIM é, hoje, uma entidade que ganhou maior visibilidade e notoriedade e que mexe com o território.

O também presidente da Câmara de Castelo de Paiva deixou uma palavra de apreço e gratidão aos colegas dos restantes municípios que integram a CIM do Tâmega e Sousa pelo sentido de responsabilidade e pelos contributos que sempre deram em prol da promoção de um território que tem cerca de 500 mil habitantes, assim como à estrutura e equipa técnica da entidade e demais equipas técnicas das respetivas câmaras municipais.

Gonçalo Rocha deixou, ainda, uma palavra de apreço ao atual presidente da Câmara de Cinfães e anterior presidente da CIM do Tâmega e Sousa, Armando Mourisco, que o antecedeu, pelos contributos dados para que a região e o território ganhassem uma nova dinâmica.

“Termina hoje o meu ciclo no Conselho Intermunicipal do Tâmega e Sousa, órgão que tive a honra de pertencer e presidir e onde partilhamos a construção de inúmeros desafios e conquistas para a nossa região! Aprendi com todos e crescemos juntos no desígnio maior de melhorar a vida dos nossos Cidadãos!  O meu reconhecimento e a minha gratidão a todos os Colegas, a toda a equipa da CIM TS e a todos que me ajudaram e apoiaram nesta caminhada!” afirmou Gonçalo Rocha na sua publicação oficial online.

Refira-se que o Conselho Intermunicipal é o órgão de direção da CIM do Tâmega e Sousa, sendo “constituído pelos Presidentes de Câmara dos 11 municípios constituintes, os quais elegem entre si um presidente e dois vice-presidentes”.

Partilhe nas Redes Sociais

Em Destaque

Artigos relacionados

Publicidade

Contribua já:

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2

Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Procurar
Close this search box.
Publicidade

Estamos a melhorar por si, Novum Canal, sempre novum, sempre seu!

Publicidade

Publicidade

Estamos a melhorar por si, Novum Canal, sempre novum, sempre seu!

Publicidade