A Casa do Pessoal do Hospital Padre Américo – Vale do Sousa instituiu um prémio que tem como objetivos prestar homenagem póstuma ao senhor Engenheiro Carlos Patrício, antigo membro dos órgãos sociais da Casa do Pessoal.
O prémio tem como destinatários os “melhores alunos do 3.º ciclo de escolaridade e ensino secundário, concluído em estabelecimento de ensino oficial Português, filhos de associados, com pelo menos 12 meses de quotas pagas e em pleno gozo dos seus direitos”.
O método de avaliação consiste nas “notas finais de cada disciplina e anos de escolaridade, conforme ciclos referidos no ponto 1, sendo a média final ponderada arredondada a 2 (duas) casas decimais”.
Casa do Pessoal do Hospital Padre Américo Vale do Sousa reforça que a “partir desta edição será estabelecida uma nova categoria, destinada aos alunos especiais, portadores de deficiência, sendo estes avaliados e em articulação com os métodos de cada estabelecimento de ensino especial frequentado”.

De acordo com o regulamento, o “valor dos prémios é de 700 euros (setecentos euros) para o 3.º ciclo de escolaridade; 800 euros (oitocentos euros) para o ensino secundário e 700 euros (setecentos euros) para o ensino especial, respetivamente”.
O regulamento estabelece, ainda, que a candidatura “deverá ser formalizada nos secretariados dos Serviços Sociais do Pessoal no Hospital Padre Américo – Vale do Sousa e Hospital de São Gonçalo, em Amarante, e no horário de expediente, mediante a entrega de documento comprovativo de avaliação, emitido pelo respetivo estabelecimento de ensino, autenticado com selo branco ou carimbo oficial em uso, até às 12 horas do dia 30 de setembro”.
“Para o cálculo da média final ponderada dos alunos do 3º ciclo de escolaridade e ensino secundário, concluído no ano letivo 2020/2021, no documento de avaliação devem constar as notas finais por disciplina e por ano de escolaridade, sob pena de exclusão de candidatura pelo júri”, refere ainda o regulamento que declara que a “validação e avaliação das candidaturas será efetuada durante o mês de outubro”.
O Júri será constituído pelos membros da “Direção da Casa do Pessoal, sendo todas as suas deliberações registadas em ata”, sendo que a “publicação dos resultados e a entrega dos prémios ocorrerão em data e local a designar”.
O regulamento confirma que a “exemplo da última edição, não são aceites as candidaturas referentes a filhos dos Membros da Direção da Casa do Pessoal (júri)”, esclarecendo que “assiste ao júri a fundamentação e poder de resolução de eventuais dúvidas que possam surgir após a publicação do presente regulamento”.