Foi, esta quarta-feira, publicado em Diário da República, o Plano de Ação da Estratégia Nacional para o Mar 2021-2030 (ENM 2030), documento aprovado na reunião do Conselho de Ministros de 12 de agosto de 2021.
O gabinete da ministro do Mar destaca, em comunicado, que o plano integra “185 medidas, das quais 30 são emblemáticas devido à sua abrangência e elevado potencial multiplicador de efeitos, este plano vai materializar nesta década uma estratégia ambiciosa para o mar português”, acrescentando que. “são 10 objetivos prioritários ancorados no conhecimento científico, na necessidade de proteger o oceano e na utilização económica sustentável”.
Ainda de acordo com o gabinete do ministro do Mar, o “Plano de Ação está estruturado numa tabela de medidas para cada área de intervenção prioritária, com vista ao desenvolvimento sustentável dos setores tradicionais e emergentes da economia azul em Portugal e à proteção do Oceano para o bem de toda a Humanidade”, salientando que o plano a “implementar transversalmente pelo Governo e pela sociedade, será acompanhado pela Comissão Interministerial para os Assuntos do Mar, que verificará a implementação das medidas”