O PAN – Pessoas Animais e Natureza esclarece que, este ano, se apresenta às autárquicas para a câmara e assembleia municipal de Valongo.
O partido esclarece que Vítor Ribeiro é candidato à presidência da autarquia, enquanto Sónia Coutinho é candidata à assembleia municipal.
O PAN declara, em comunicado, que Vítor Fernando Parati Matos Ribeiro, tem 53 anos, nasceu em Alfena, sendo cantoneiro na recolha de RSU em Ermesinde e filiado no PAN desde maio de 2019.
O PAN esclarece que o candidato à presidência do município é “comissário na Concelhia de Valongo desde dois de setembro de 2019, é presidente na Associação Movimento Terra Solta. (associação pedagógica)”, sendo um de “seis fundadores de um grupo de amigos de apoio aos sem abrigo, (Corações Andantes), que uma vez por semana andam pelas ruas da Cidade do Porto a dar comida e roupa aos sem abrigo”.
Vítor Ribeiro é, também, coordenador em Valongo da Associação Mãos à Obra – AMO Portugal (associação ambientalista), sendo “colaborador e voluntário no Projeto Futuro das 100.000 árvores, (organização de reflorestação autóctone), voluntário no movimento Gaio, (Associação de reflorestação autóctone e vigilância florestal, voluntário no Movimento de Defesa às Matilhas e Colónias de Valongo e estando integrado no banco de voluntariado da Câmara Municipal de Valongo. Voluntário na Animalife”.
O candidato é, ainda, voluntário em “A Cerca”, abrigo de animais abandonados na Póvoa de Varzim e organiza e faz ações de voluntariado nas áreas ambientais, assim como limpezas de rios e praias.
Neste âmbito tem um “troço adotado no rio Leça em Ermesinde, reflorestação e manutenção de árvores autóctones e vigilância florestal no Parque Nacional da Peneda Gerês e serras da Freita e Arada”.
O candidato assume que as causas que defende, são as causas PAN.
Sónia Maria Bacelar Brochado Coutinho, candidata à Assembleia Municipal de Valongo, tem 50 anos, nasceu na cidade do Porto, sendo professora licenciada em ensino de Português e Inglês, pela Escola Superior de Educação do Porto. Reside em Valongo desde 1998.
A candidata é vegetariana há 11 anos e vegana há três.
O partido informa que Sónia Coutinho participa sempre que possível, em “ações organizadas pelo Save Movement e pelo Anonymous Voice for the Voiceless”.
Faz parte da direção do MATP, organização sem fins lucrativos, que visa a abolição da tauromaquia, e com a qual colabora.
A candidata é eleitora do PAN desde a sua génese, por ter um ideário, assume, que vai de encontro às suas causas, referindo-se ao PAN como um partido “com caráter progressista, sendo único no panorama político português”.