O município de Valongo e a DGEstE autorizaram a abertura de mais cinco salas de jardim de infância, na rede pública do concelho de Valongo, para o próximo ano letivo de 2021/2022, a pedido dos agrupamentos de escolas e da representante da educação pré-escolar no Conselho Municipal de Educação.
A autarquia destaca que desta forma, no próximo ano letivo, serão admitidas “mais 125 crianças acabando com a lista de espera, designadamente de crianças de três anos e inscrições condicionais”.
O município refere que “as novas salas serão abertas na Escola da Boavista, em Valongo, na Escola da Retorta, em Campo, na Escola da Codiceira, em Alfena, na Escola da Costa e na Escola de Montes da Costa, ambas em Ermesinde”, esclarecendo que “em Sobrado não há crianças em lista de espera”.
A câmara avança, ainda, que, desta forma, é encontrada uma resposta educativa para todas as crianças do concelho.
O executivo municipal entende “ser de extrema importância, principalmente nesta crise pandémica e social em que nos encontramos, dar uma resposta a todas as famílias que procuram inscrever os seus filhos nos jardins de infância da rede pública do concelho de Valongo”.
“A Educação Pré-Escolar é a primeira etapa da educação básica, fundamental na aquisição dos pré-requisitos para a escolaridade obrigatória. Assim, assume-se que as crianças devem frequentar três anos de Jardim de Infância para que, numa ação preventiva, possam ter sucesso na etapa educativa seguinte””, acrescenta a autarquia.