EM DIRETO
Fechar X
ASSISTA AGORA
EM DIRETO
Procurar
EM DIRETO
Publicidade

Valongo: José Manuel Ribeiro diz que nunca se investiu tanto em cultura, na educação e na ação social

Decorreu, esta sexta-feira, no Parque Vale do Leça, em Valongo, a apresentação da candidatura de José Manuel Ribeiro à Câmara Municipal de Valongo e de Luís Miguel Caetano à Junta de Freguesia de Alfena.

A apresentação contou com a presença da ministra da Saúde, Marta Temido, José Luís Carneiro, secretário-geral Adjunto do PS e do líder da distrital do PS Porto, Manuel Pizarro, Ivo Neves, presidente da Comissão Política Concelhia do PS Valongo, entre outros.

José Manuel Ribeiro, na sua intervenção, destacou ser um apaixonado por Valongo, ser um humanista, um defensor da liberdade, dos valores do partido, do conhecimento e da valorização das pessoas através desse mesmo conhecimento e da aprendizagem.

O autarca lembrou mesmo que a essência da democracia são as pessoas, apelando aos cidadãos para se mobilizarem no dia 26 de setembro.

Fotografia: PS Valongo

O chefe do executivo e recandidato pelo PS à presidência da autarquia valonguense, recordou que há sete anos encontrou uma “autarquia com problemas”.

“No primeiro mandato optamos  por colocar as contas em ordem, colocar a câmara no caminho da desmaterialização, na digitalização, na contabilidade de custos e na prestação de contas, informando os cidadãos”, assumiu, sustentando que o município foi o primeiro a ter um sistema na internet que é uma novidade nacional.

Falando ainda do seu primeiro mandato, o autarca confirmou que foi um mandato difícil, tendo o seu executivo optado por investir no planeamento e integrar  várias redes, a Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras, na rede cidade participativas, entre outras.

“Quando entramos em redes, conseguimos encurtar o tempo de aprendizagem, conseguimos estimular os funcionários, estimular os parceiros, envolver o tecido socioeconómico”, disse.

Fotografia: PS Valongo

José Manuel Ribeiro declarou que o seu executivo paga, hoje, a um dia, e reduziu a dívida em 30 milhões.

“O concelho estava de joelhos e ergueu-se. Investimos na educação, 33% do orçamento do município vai para a educação, combatemos a desinformação, o obscurantismo. A educação garante liberdade. Uma sociedade culta e informada é a primeira linha de defesa contra a desinformação”, acrescentou, sustentando que em 2019, a câmara municipal investiu um milhão de euros, com salas de aulas do futuro e com zero financiamento comunitário

O chefe do executivo enfatizou, também, que o seu executivo investiu na área social, sendo o sétimo concelho que mais investe em projetos de inovação social.

“Sabemos que a solidariedade gera confiança”, atalhou, apontando, também, o esforço e o investimento direcionado para a área da cultura.

“Nunca se investiu tanto na cultura e memória, na identidade e nas tradições. A Festa do Brinquedo foi uma criação nossa e da junta de freguesia, a oficina promocional do brinquedo tradicional português será uma realidade. Valorizamos produtos como a regueifa e o biscoito, as bugiadas e mouriscadas, a história da ardósia”, apontando, igualmente, a valorização do património religioso,  nomeadamente o Santuário de Santa Rita, como uma marca promotora do território.

Na área do ambiente, José Manuel Ribeiro destacou a importância e a aposta conferida às Serras e ao Parque das Serras do Porto.

“Hoje toda a gente conhece as atividades na Serra, criamos o primeiro centro de BTT, centro de Escalada, circuito de contemplação, percursos equestres, o centro de marcha e corrida, investimento no desporto”, atalhou, recordando que Valongo foi, também, o primeiro município a do país a ter toda a iluminação em led e o primeiro a ter um plano municipal de saúde.

No combate à pandemia, o autarca sublinhou que ninguém ficou para trás, tendo a comissão municipal de proteção civil reunido diariamente e falado com vários agentes e atores locais.

“Não sou candidato a vendedor de ilusões, sou candidato à Câmara de Valongo, sou um cidadãos normal que tem a capacidade de dizer sim e dizer não. Os próximos quatro anos são importantes para consolidar o que estamos a fazer.  É importante que os cidadãos percebam o que está a acontecer, valorizem a educação, a aposta na saúde, a importância dos investimentos, para serem capazes de tomar decisões”, disse.

” Confio nesta população. Somos uma das poucas câmaras que investe nas pessoas, em dar poder às pessoas. Orgulho-me do trabalho realizado e no dia 26 o que está em causa é consolidar o trabalho que temos feito. Não estou aqui para  dizer mal de ninguém, mas confio nas pessoas. Peço a todos que se mobilizem e que vão votar. Provamos nos últimos sete anos que governamos para todos e essa é a essência da democracia”, acrescentou.

Partilhe nas Redes Sociais

Em Destaque

Artigos relacionados

Publicidade

Contribua já:

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2

Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Procurar
Close this search box.
Publicidade

Estamos a melhorar por si, Novum Canal, sempre novum, sempre seu!

Publicidade

Publicidade

Estamos a melhorar por si, Novum Canal, sempre novum, sempre seu!

Publicidade