Armindo Ramalho, cabeça de lista pelo “Nós, Cidadãos” às autárquicas de Valongo, recorreu, à sua página oficial online, para alertar para a existência de legionella no Estádio Municipal de Sobrado.
O candidato realça que a bactéria foi detetada há mais de 40 dias, mas que “ninguém sabe, nem diz nada”.
“Infelizmente, foi detetada a bactéria de Legionella, há mais de 40 dias, nas instalações desportivas do Estádio Municipal de Sobrado. Não se compreende o porquê, ninguém sabe nem diz nada, e mais uma vez Sobrado é esquecido, vá-se lá saber porquê. Enquanto em período de pré-campanha eleitoral, o ainda presidente e candidato do PS, insiste em promover “investimentos” em novos complexos desportivos, os que já existem, vão caindo aos bocados e continuam sem condições dignas para a prática desportiva e sem qualquer tipo de manutenção técnica”, afirma na publicação que partilhou.
O candidato reforça que “é obrigação do município atuar de forma preventiva e realizar efetivo controlo, é fundamental identificar a fonte ambiental e erradicar o microrganismo, o que pelos vistos não está a acontecer”, acrescentando: “Infelizmente, após longas e imensas promessas do ainda presidente do município e candidato do PS, o Estádio Municipal de Sobrado, não “sofreu” qualquer requalificação dos balneários, na rede de água, na rede elétrica, logo não existe um plano de prevenção e controlo da doença dos legionários, definindo procedimentos relativos à utilização e à manutenção de redes”.
Armindo Ramalho prossegue, sustentando: “para quem não sabe a Legionella é um microrganismo presente por natureza em todo o meio aquático, sendo que a espécie Pneumophila requer cuidado especial”.
Na denúncia pública, o candidato pelo movimento independente acusa o executivo municipal de “ignorar esta questão” e de “talvez não cumprir com o com manual de procedimentos, de acordo com as recomendações do Serviço Nacional de Saúde”.
“O município de Valongo, embora encerrasse os balneários (hoje continuam fechados), tentou ignorar esta questão e talvez não cumprisse com manual de procedimentos, de acordo com as recomendações do Serviço Nacional de Saúde, manual esse que deve ser integralmente cumprido. No que se refere ao controlo da bactéria Legionella, pois tudo indica que não têm sido seguidas as indicações que constam do documento “Prevenção da doença dos Legionários em balneários – manual de boas práticas” isto porque a atual rede de agua do Estádio está deteriorada, logo é impossível”.
O candidato propõe como solução “iniciar prontamente e por manifesto interesse municipal, obra de requalificação total da estrutura de balneários, pois as atuais estão degradadas”, avança, sustentando que “a saúde e bem-estar de todos aqueles que frequentam as instalações do Estádio Municipal de Sobrado, deve ser uma prioridade”.
Contactada pelo Novum Canal, a Câmara de Valongo esclarece que “foi detetada Legionella nas instalações desportivas do Estádio Municipal de Sobrado, durante as análises periódicas de rotina promovidas pela Divisão de Logística, em todas as instalações desportivas municipais”.
A autarquia avança que “nunca esteve em causa a saúde dos utilizadores”, salientando que “na sequência dos resultados conhecidos a 18 de julho, foram de imediato encerradas as instalações desportivas e espoletados os procedimentos de esterilização, com o objetivo de erradicar a bactéria”.
A Câmara de Valongo reforça, ainda, que “as instalações só reabrirão quando estiver garantida a erradicação total da bactéria”, sublinhando que “até lá, a Divisão de Desporto assegurará aos atletas a utilização de instalações desportivas alternativas”.
“Lamentamos que um partido político tente causar alarmismo junto da população para tirar proveitos de um incidente que foi detetado atempadamente e que de imediato foram tomadas as medidas necessárias para que não existissem quaisquer implicações na saúde pública”, avança a autarquia.
O executivo municipal relembra, ainda, que “no atual ciclo governativo, o Estádio de Sobrado foi diversas vezes intervencionado tendo sido investido perto de meio milhão de euros na consolidação dos taludes, na colocação de um relvado sintético e iluminação LED, entre outras obras, que além de criarem condições para a formação desportiva permitiram ao Clube Desportivo de Sobrado a realização de jogos oficiais “em casa”.