Penafiel acolhe, no mês de agosto, o Festival Curtas de Vila do Conde, considerado o mais importante festival de curtas-metragens do país regressa, numa iniciativa do Cinemax Penafiel em parceria com o Clube Objetivo Cinema em Penafiel, inserida no projeto “O Cinema está de volta”.
O Cinemax destaca que este projeto propõe um “conjunto de atividades, distribuídas ao longo dos meses de agosto a novembro de 2021, com o objetivo de promover a retoma da programação cultural na região e trazer o cinema de volta às rotinas da população com propostas para todos os públicos”.
De acordo com a organização, o programa tem início no próximo dia 14 de agosto nas salas do Cinemax Penafiel, com duas sessões “Best of Curtas”, às 17H10 e às 20h10, onde serão exibidos filmes premiados na edição deste ano do Festival Curtas de Vila do Conde.

Em exibição vão estar “”O Lobo Solitário” de Filipe Melo, um thriller dramático com as participações de Adriano Luz e The Legendary Tigerman, que arrecadou o Prémio do Público da Competição Nacional, “Madrugada” de Leonor Noivo, uma história no feminino sobre os complexos relacionamentos humanos e afetivos, as relações familiares e a identidade feminina nos nossos dias, obra que conquistou o prémio de Melhor Filme da Competição Nacional. Por fim “L’Enfant Salamandre” de Théo Dégen, uma narrativa entre o surreal e o fantástico, vencedora do Prémio Melhor Ficção”.
No domingo dia 15, às 11h e às 13h, terão lugar duas sessões “”Curtinhas” com pequenos e divertidos filmes dedicados aos mais novos, pensados para toda a família”.
Thiago Cardoso, programador e responsável pela gestão das salas Cinemax Penafiel, realça que”esta iniciativa permite descentralizar a cultura, e trazer para o Vale do Sousa um apontamento do que acontece nas grandes cidades, fixando os espetadores que se deslocariam para ter acesso a estes festivais e ao mesmo tempo apresentá-los a um novo público”.
A entrada é gratuita em todas as sessões.