Paredes acolhe, este domingo, a primeira edição da “Clássica Ribeiro da Silva”, prova de ciclismo de sub-23 que vai ter partida na cidade de Paredes e chegada em Lordelo, junto à estátua de Ribeiro da Silva.
A autarquia paredense destaca que o evento desportivo destina-se às categorias de formação esperanças de Portugal, juniores e sub-23 das equipas de clube, tendo como fator de inspiração a homenagem a Ribeiro da Silva, ciclista natural de Lordelo, falecido precocemente aos 23 anos, devido a um acidente de viação, em 1958.
Refira-se que Ribeiro da Silva foi considerado um dos melhores corredores portugueses de sempre.

Segundo a Federação Portuguesa de Ciclismo, José Manuel Ribeiro da Silva era “o grande rival desportivo de Alves Barbosa na década de 1950, tendo conquistado duas edições da Volta a Portugal. Brilhou também nas grandes provas internacionais”.
“ Apesar do falecimento tão precoce, já tinha alcançado um quarto lugar final na Volta a Espanha, em 1957, ano em que brilhou nas montanhas da Volta a França, corrida que concluiu na 25.ª posição”, refere o organismo que gere o ciclismo em Portugal.
A prova é organizada pelo município de Paredes e pela Federação Portuguesa de Ciclismo e conta com o apoio da Associação de Ciclismo do Porto.