Ficou com pulseira eletrónica o homem, de 51 anos, detido, no dia 19 deste mês, pelo Comando Territorial do Porto, através do Núcleo de Investigação e Apoio a Vítimas Específicas (NIAVE) de Penafiel, suspeito por violência doméstica, no concelho de Paredes.
A Guarda esclarece que “no âmbito de uma investigação por violência doméstica, os militares da Guarda apuraram que o suspeito esteve casado com a vítima, sua companheira de 48 anos, e que, durante 31 anos de matrimónio, agrediu física e psicologicamente a mesma”.
A GNR destaca que “nos últimos oito anos, o agressor revelou-se extremamente ciumento e controlador, vigiando a vítima nos seus movimentos diários. No último episódio de violência, a vítima colocou termo à relação, decidindo abandonar a habitação. Não aceitando esta decisão, o agressor continuou a controlar as rotinas da vítima, causando-lhe constante medo e inquietação e levando-a a temer pela sua integridade física”.
As autoridades informam que “pela gravidade dos factos, o agressor foi detido e presente a primeiro interrogatório no Tribunal Judicial de Penafiel, no dia 20 de agosto, tendo ficado sujeito às medidas de coação de proibição de contactar a vítima por qualquer forma ou meio, proibição de se aproximar da vítima, da sua residência e do seu local de trabalho, num raio de 200 metros, controlado por pulseira eletrónica, proibição de adquirir e ter na sua posse qualquer arma, devendo entregar as que possui, e obrigação de apresentações no posto policial da sua área de residência”.