A Coligação Democrática Unitária Paços de Ferreira já definiu o seu programa eleitoral.
O programa integra propostas que vão desde o desporto, a ação social, educação, o ambiente e a mobilidade.
No desporto e lazer, a CDU Paços de Ferreira elege como propostas “incentivar o aparecimento de novas modalidades, apoio a todos os clubes do concelho, dotar o concelho de infraestruturas desportivas em falta: nomeadamente a construção de Pistas de Atletismo em Freamunde e Seroa, a criação do Centro de Marcha e Corrida Municipal, a criação de Eco-trilhos e a ligação pedonal pelas margens dos rios do concelho”.
Na área do lazer, a CDU defende, ainda, a “ligação entre monumentos históricos do concelho, dinamização da Citânia de Sanfins, Museu da Citânia e Jardins do Museu, levar a história da Citânia às escolas do concelho, assim como a criação de uma colónia de férias e o apoio às atividades desportivas já existentes”.
Ainda na área do apoio a eventos lúdicos, a CDU apresenta como objetivos a “conjugação de esforços junto das associações concelhias na criação de novas atividades que valorizem o património histórico, ambiental e cultural do município”.
No domínio da Ação Social, a CDU aponta como objetivos “proporcionar a existência de um centro de dia em cada freguesia de Paços de Ferreira; combater o isolamento da população idosa; criar um Serviço de Apoio domiciliário que assegure a alimentação e higiene pessoal do utente”.
Nesta área, são também objetivos da CDU Paços de Ferreira “criar um serviço de transporte para a população sénior permitindo o acesso a serviços básicos, com maior facilidade, criar um gabinete multidisciplinar de intervenção nas dependências com forte incidência no meio escolar”.
No que concerne ao ambiente, os comunistas de Paços de Ferreira elegem como metas a “municipalização da água e saneamento, lutar por uma solução definitiva e duradoura na Etar de Arreigada, implementar novos métodos de tratamento das águas residuais e defender que a recolha de resíduos deve ser gerida pelo município”.
A CDU aponta, também, a necessidade de implementar a “recolha seletiva de resíduos, porta a porta, (Papel e Cartão, Plástico e Metal, Vidro, Resíduos Orgânicos)”, defendendo a “oferta de ecopontos domésticos, manutenção das margens dos principais rios do concelho, sem prejudicar a fauna e a flora existentes”.
A coligação defende a “ligação dos rios Eiriz, Carvalhosa e Ferreira através da criação de um corredor pedonal ao longo das suas margens, aposta forte nas energias renováveis”, sustentando que para os Parques de Lazer do concelho pretendem promover o contacto sadio com a natureza, assegurando “uma manutenção eficiente dos mesmos, criação de sombras naturais através da plantação de vegetação adequada, eliminando os aberrantes monstros metálicos”.
A CDU defende, ainda, a “eliminação do passadiço metálico que liga o Parque Urbano de Paços de Ferreira a Quintãs, o fim da Rádio Parque e a remodelação de toda a sinalética”
Na mobilidade, a coligação propõe a criação da “Rede de Transportes Urbanos de Paços de Ferreira, com a definição de quatro linhas” e a “ligação Intermunicipal a Lousada, Paredes e Penafiel”.
Na habitação, a CDU avança como propostas as “modalidades de habitação social que passem pela reabilitação de frações existentes, pela aquisição de frações ou de prédios degradados e subsequente reabilitação e pela construção de prédios habitacionais novos em número reduzido de fogos e distribuídos pelo concelho”, direcionados pás as “famílias em situação de carência económica; família para programa de arrendamento jovem”, assim como “Incentivos à edificação cooperativista”.
Na Educação, a coligação advoga a existência de “uma rede de creches e prolongamento gratuitos e para todos”, asim como promover a “articulação entre as escolas primárias e as associações locais para ocupação dos Prolongamentos Escolares (desporto, música, teatro)”.
Nesta área, a coligação defende o estabelecimento de uma parceria com o “CFPIMM no âmbito da formação especifica do setor das madeiras e derivados; melhorar a Rede de transportes escolares”, conferindo “mais estabilidade nas escolas através da contração de mais Pessoal Não Docente fixo, combatendo assim a contratação precária predominante”.
É, também, objetivos da CDU incrementar a “valorização do aluno, sem discriminação, independentemente da sua residência e melhorar a articulação entre o tecido empresarial e o ensino”.
Na cultura, o programa eleitoral da CDU Paços de Ferreira propõe a “construção de um Centro Cultural em Freamunde de acordo com os pergaminhos do manifesto das associações”, a realização de “workshops culturais em parceria com as associações locais”, assim como a realização do “Festival de Arte-Urbana – Reabilitar paredes devolutas do concelho”, bem como o apoio “ inequívoco às associações do Concelho”.
Refira-se que o candidato à câmara municipal é João Paulo Carvalho, enquanto Serafim Pereira foi o nome proposto para candidato à Assembleia Municipal de Paços de Ferreira.