A Câmara Municipal do Marco de Canaveses vai adquirir, ainda este ano, mais cinco viaturas elétricas (quatro ligeiras e uma ligeira de mercadorias) para alocar aos serviços da Polícia Municipal e de Fiscalização Municipal, num investimento de 120 mil euros.
A autarquia destaca, em comunicado, que esta aquisição tem como objetivos “tirar maior partido da autonomia e assim evitar o equivalente em consumos de gasóleo e emissões de CO2”.
A câmara reforça que a aquisição das viaturas tem, também, como metas a “redução das emissões de gases com efeito de estufa”, sendo intenção “renovar progressivamente a sua frota de viaturas, transitando para o uso de veículos mais limpos e ecológicos”.
“Os veículos elétricos apresentam vantagens não só relativamente à qualidade do ar, mas também ao nível da redução da poluição sonora nos meios urbanos”, acrescenta a nota informativa que nos foi endereçada que sustenta que a implementação deste objetivo já se iniciou, tendo sido adquiridas “duas viaturas elétricas em 2020, com financiamento aprovado pelo Fundo Ambiental, por substituição de viaturas a diesel e gasolina”.
A autarquia reforça, também, que contribui ativamente para acelerar o “processo de descarbonização da sociedade e de neutralidade ambiental”, sublinhando que a “aquisição das viaturas implica “candidaturas à 3.ª fase da Mobilidade Elétrica na Administração Pública, para obtenção de apoio financeiro do Fundo Ambiental”.
“ A submissão de uma candidatura pressupõe o abate de veículos com mais de 10 anos”, acrescenta a nota à comunicação social.