Foi aprovada a candidatura para a requalificação da Unidade Saúde de Marco de Canaveses, apresentada pelo município do Marco de Canaveses ao Programa Operacional NORTE 2020.
A câmara irá garantir um financiamento comunitário até 425 mil euros, sendo que o investimento total na requalificação do Centro de Saúde é estimado em cerca 512 mil euros.
A autarquia esclarece que a empreitada de adaptação e ampliação da Unidade de Saúde Familiar prevê a aquisição de bens e equipamentos para o apetrechamento desta unidade.
A presidente da Câmara Municipal do Marco de Canaveses, Cristina Vieira, destaca que “a requalificação da Unidade de Saúde de Marco Canaveses é uma necessidade expressa pelos utentes e profissionais, e que nós, câmara municipal, também identificámos”.
A autarca avança que esta intervenção insere-se na “estratégia de consolidação e fortalecimento da rede de cuidados de saúde primários e de modernização dos Serviços de Saúde do concelho que intensificámos desde que, por delegação do Governo, assumimos competências de gestão na Saúde em dezembro de 2020”.
A requalificação do Centro de Saúde de Marco de Canaveses visa, também, possibilitar a “transferência do Centro de Diagnóstico Pneumológico (CDP), a funcionar na Unidade de Saúde Feira Nova”.
“Com a intervenção assegura-se uma nova centralidade desta resposta, que permitirá melhorar a acessibilidade a esta tipologia de cuidados de saúde aos residentes dos concelhos da área de influência do CDP Marco Canaveses (Baião, Resende, Cinfães e Marco de Canaveses). As novas instalações do Centro de Diagnóstico Pneumológico de Marco Canaveses, resultante da operação aprovada, irá servir uma população inscrita em janeiro de 2021 de 9.825 utentes”, realça a nota informativa que esclarece que a câmara municipal já abriu o concurso para esta obra, que terá uma duração prevista de 12 meses.