Procurar
Publicidade

Reportagem (c/vídeo): Paredes homenageia jovem campeão de XCC e ciclista da Efapel

Paredes homenageia jovem campeão de XCC e ciclista da Efapel

A Câmara de Paredes homenageou, esta tarde, na Piscina Verde do Parque da Cidade, os atletas Luís Mendonça, ciclista da Efapel que participou recentemente na 82.ª Volta a Portugal, e, João Moreira da Silva, campeão nacional de XCC no escalão de júnior.

O presidente da Câmara Municipal de Paredes, Alexandre Almeida, em declarações ao Novum Canal, relevou a performance dos dois ciclistas paredenses nas diferentes modalidades, assumindo a importância que o desporto tem na promoção do concelho, assim como a necessidade de distinguir os que, nas mais diferentes áreas, têm contribuído para dar visibilidade e notoriedade ao território.

“Para o meu executivo é uma satisfação homenagear atletas como Luís Mendonça, um jovem natural de Cristelo, 35 anos, sprinter, que representou a camisola da Efapel na 82.ª Volta a Portugal em Bicicleta e que foi peça fundamental nos êxitos da sua equipa, mas também o João Moreira da Silva, de Paredes, que completa hoje 18 anos e é campeão nacional de XCC (no escalão de Júnior)”, expressou.

O chefe do executivo assumiu que estes dois ciclistas, pela persistência e perseverança que evidenciaram nas respetivas vertentes, devem ser encarados como um exemplo a seguir pelos mais jovens, em especial, os que gostam das modalidades.

Falando dos homenageados, o autarca reconheceu que Luís Mendonça é um atleta com credenciais, com nome no universo do ciclismo, um excelente sprinter, salientando que só não ganhou nenhuma etapa porque trabalhou em prol da equipa e andou várias etapas na frente do pelotão.

O autarca referiu-se a João Silva como um campeão nacional, relembrando que no campeonato nacional de XCE ficou em 4.º lugar, tendo corrido nesta competição na categoria de elite. João Silva arrecadou o 3.º lugar no Campeonato Nacional de XCO 2021 e um 3.º lugar na 2.º Prova da Taça de Portugal XCO 2021.

Já Luís Mendonça venceu a “Prova de Abertura – Região de Aveiro 2021; foi 2.º classificado na 2.ª Etapa da Volta a Portugal 2019, venceu o Troféu “O Jogo” 2019; venceu a Taça de Portugal 2019, foi  2.º na Geral da Volta ao Alentejo 2019, tendo sido, também, segundo na 1.ª e 2.ª Etapa da Volta a Portugal 2018″.

Alexandre Almeida reiterou, ainda, o desejo de Paredes conseguir vir a ter uma equipa a disputar a Volta a Portugal.

“Como é do conhecimento de todos, Paredes é uma terra de ciclistas e tem inúmeros fãs e apaixonados pela modalidade. Estamos a falar de um desporto popular, que vai ao encontro das pessoas e no futuro veria com bons olhos que Paredes pudesse ter um projeto sustentável, nesta área, que permitisse competir ao mais alto nível que possibilitasse promover o ciclismo e o mobiliário”, frisou.

Luís Mendonça relevou a importância desta homenagem, reconhecendo que é grato para qualquer atleta sentir que o seu trabalho é reconhecido.

“Sinto-me lisonjeado pela homenagem e sei que existem muitos apaixonados em Paredes pela modalidade como ficou provado na passagem pela região aquando da Volta a Portugal”, avançou.

O ciclista da Efapel confirmou que gostaria de participar num projeto que confirmasse Paredes como uma referência no ciclismo, a nível nacional, nomeadamente, através da constituição de uma equipa que pudesse competir na Volta a Portugal.

“Claro que vejo Paredes no ciclismo nacional. Como disse estamos a falar de uma competição querida no concelho, tem excelentes atletas, pessoas dedicadas, adeptos fervorosos. Que seja um projeto sólido, digno e ganhador porque Paredes merece isso”, atalhou.

O ciclista lamentou, por outro lado, o facto da sua equipa não ter conseguido ganhar a 82.ª Volta a Portugal num contrarrelógio, em Viseu, fatídico que deitou por terra todas as ambições que a formação tinha para vencer a competição.  

“Bastou uma curva nos tirar do sonho para passarmos ao pesadelo. Tínhamos uma excelente equipa e merecíamos outro resultado”, acrescentou, sublinhando que a Efapel não irá desistir e para o ano terá novamente uma palavra a dizer.

Quanto a objetivos pessoais mais próximos, o ciclista assumiu que vai participar no Prémio JN, mas o grande foco passará por preparar depois a próxima edição da Volta a Portugal.

João Silva enalteceu, também, o gesto da autarquia paredense.

“Fico deveras agrado por saber que existem instituições que reconhecem o nosso trabalho”, acrescentou, sustentando que esta foi a melhor época que teve, com excelentes desempenhos.

O atleta declarou, ainda, que o maior desafio que terá de enfrentar oportunamente é conciliar a faculdade com a prática da modalidade e continuar a competir ao mais alto nível.

Em matéria de desafios imediatos, João Silva manifestou que vai competir no ciclocross, numa competição mais acesa e mais difícil, uma vez que irá subir de escalão, confessando que o seu objetivo mais distante é ir à seleção nacional.

“É o objetivo último. Creio que consigo chegar lá com muito trabalho”, adiantou, reconhecendo que o XCO é uma vertente em crescimento, com inúmeros praticantes e até adeptos dentro e fora do país.

O atleta mostrou-se, igualmente, satisfeito pela aposta feita ao nível do concelho nestas vertentes, com resultados e prémios, nas diferentes modalidades.  

Partilhe nas Redes Sociais

Em Destaque

Artigos relacionados

Publicidade

Contribua já:

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2

Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Procurar
Close this search box.
Publicidade

Estamos a melhorar por si, Novum Canal, sempre novum, sempre seu!

Publicidade

Publicidade

Estamos a melhorar por si, Novum Canal, sempre novum, sempre seu!

Publicidade