Rúben Rodrigues venceu, em juniores, e João Nunes foi o mais forte em cadetes, nas provas de fundo que decorreram no distrito de Viseu, a contar para o Campeonato Nacional de Estrada.
Destaca-se, ainda, a prestação do atleta Silva & Vinha A.D.R.A.P Sentir Penafiel, Tiago Nunes, que esteve em bom plano e chegou a integrar várias fugas.
A Federação Portuguesa de Ciclismo destaca, em comunicado, que na prova de juniores masculinos, o pelotão, depois de um início compacto feito a um ritmo tranquilo, ganhou um novo ímpeto com Miguel Marques (Bairrada) e Marco Jesus (Santa Maria da Feira/Segmento D’Época/Reol) a colocaram-se em fuga.
O atleta, no momento da primeira passagem pela meta da Bairrada, aumentou o ritmo na frente do pelotão com António Morgado e Gonçalo Tavares, tendo-se formado uma fuga com três corredores, entre eles António Morgado e Gonçalo Tavares (Bairrada) e Tiago Nunes (Silva&Vinha/ADRAP/Sentir Penfiel).
“Atrás seguiam dois grupos intermédios. No primeiro, seguiam Rúben Rodrigues (Bairrada), Daniel Lima (Centro Ciclismo de Loulé) e Lucas Lopes (Póvoa de Varzim/CDC Navais). No segundo grupo perseguidor eram doze os corredores, que acabaram por ir descolando ao longo da prova”, declara a Federação Portuguesa de Ciclismo que acrescenta que à “segunda passagem pela meta, o pelotão seguia já a mais de dois minutos de distância da fuga, diferença essa que foi aumentando progressivamente até ao final da corrida”.
“Após vários ataques nos vários grupos, juntaram-se seis elementos na cabeça de corrida, entre eles António Morgado, Gonçalo Tavares, Rúben Rodrigues, Tiago Clemente (Grupo Desportivo da Lousa), José Bicho (L.A. Alumínios/ SGR Ambiente/CC A. Paio Pires) e Tiago Nunes”, refere a entidade que gere o ciclismo nacional.
A Federação Portuguesa de Ciclismo manifesta que o “ataque que daria a vitória a Rúben Rodrigues ocorreu quando faltavam cerca de 50 quilómetros para o final, O corredor da Bairrada deixou os adversários para trás, conseguindo manter uma vantagem superior a um minuto e meio para o grupo perseguidor”.
Nos últimos quilómetros, “Rúben Rodrigues foi alcançado pelo colega de equipa António Morgado, que atacou no grupo perseguidor. Os dois cortaram a meta de braços erguidos. Gonçalo Tavares foi terceiro classificado”.
Na prova de cadetes masculinos, a prova foi decidida ao sprint, com João Nunes (Alenquer/G.D.M/Escola Alexandre Ruas) a arrecadar o primeiro lugar, João Martins (C.C. Barcelos/A.F.F/Flynx/H.M.Motor) foi segundo e Tiago Santos (Alcobaça C C/Crédito Agrícola) conquistou a terceira posição.