A atleta Beatriz Roxo, da Academia de Ciclismo de Paredes, a representar a seleção nacional no Campeonato da Europa de Pista, que decorre em Apeldoorn, Países Baixos, foi sétima classificada, na prova de scratch para juniores femininas.
A Federação Portuguesa de Ciclismo destaca que a atleta fez “uma corrida conservadora, sempre no seio do pelotão”, tendo entrado “nas movimentações da última volta que viriam a decidir a corrida a favor da italiana Valentina Basilico”.
A belga Marith Vanhove foi segunda e a polaca Maja Tracka fez o terceiro melhor tempo.
Sobre a prestação de Beatriz Roxo, a Federação Portuguesa de Ciclismo realça que “conseguiu o sétimo posto entre as 20 participantes, um lugar claramente na primeira metade da classificação”.
Em grande destaque esteve Maria Martins que conquistou a medalha de prata em eliminação, em sub-23.
A atleta fez uma corrida sempre bem colocada, nunca estando em risco de eliminação, tendo ficado em segundo atrás da italiana Chiara Consonni.
A terceira foi a neerlandesa Marke van der Duin.
A federação realça que esta foi a décima medalha de Maria Martins em europeus e mundiais.
Já, Rodrigo Caixas disputou a qualificação de perseguição individual, concluindo o contrarrelógio de quatro quilómetros em 4’27’220. O atleta alcançou o 12.º lugar entre 19 participantes, numa prova ganha pelo “alemão Tobias Buck Gramcko, seguido pelo compatriota Nicolas Heinrich e pelo italiano Manlio Moro”.
Diogo Narciso, em sub-23, foi primeiro a sair de pista na corrida de eliminação, tendo ficado em vigésimo lugar, numa prova ganha pelo neerlandês Maikel Zijlaard. O alemão Tim torn Teutenberg foi segundo e o britânico William Tidball, terceiro classificado.
Refira-se que Portugal volta a competir na quarta-feira, com Maria Martins a subir à pista, disputando a prova feminina de scratch, às 18h00. Beatriz Roxo compete vinte minutos depois na eliminação para juniores femininas.
Diogo Narciso alinha no scratch para sub-23 masculinos, às 18h50.