A Autoridade tributária e Aduaneira (AT) está a advertir os contribuintes para e-mail fraudulento supostamente proveniente da AT.
Esta entidade recorreu à sua página oficial online para esclarecer que “alguns contribuintes têm recebido e-mails supostamente provenientes da AT nas quais é pedido que carregue num link que é fornecido para recebimento de um alegado reembolso. Estas mensagens são falsas e devem ser ignoradas”.
A AT realça que o objetivo deste e-mail passa por convencer o destinatário a aceder a páginas maliciosas carregando nos links sugeridos.
A AT informa que, por vezes, são “enviadas ao contribuinte mensagens fraudulentas em nome da AT com o objetivo de o convencer a descarregar software malicioso. Noutras situações, são reproduzidas janelas de autenticação falsas, geradas por software malicioso que foi instalado nos computadores dos utilizadores”.
“Estas janelas são falsas e devem ser ignoradas, pois têm o objetivo de convencer o destinatário a fornecer dados para autenticação no portal ou outro tipo de dados pessoais. Em caso algum deverá ser fornecida essa informação”, informa a entidade que recomenda que “verifique se tem instalado um antivírus atualizado e efetue uma pesquisa no seu computador.
A mesma entidade pede para que o contribuinte “suspeite de links e ficheiros enviados por mensagens eletrónicas”, advertindo para a necessidade do mesmo contribuinte confirmar “junto da fonte sempre que, através de mensagens eletrónicas ou de sites da Internet, seja pedida qualquer ação ou interação”.
“Em caso de dúvida, não responda às mensagens, não clique em links, nem descarregue ou abra ficheiros. Não forneça ou divulgue as suas credenciais para acesso ao Portal das Finanças”, declara a autoridade que recomenda que “apague as mensagens de origem desconhecida ou de conteúdo duvidoso”.
AT recomenda, ainda, a leitura do folheto informativo sobre Segurança Informática disponível no Portal das Finanças.