A ciclista Íris Chagas (Academia Ciclismo de Paredes), é uma das atletas que integra a seleção nacional que vai estar nos dias 28 e 29 deste mês, na Taça das Nações de Juniores Femininas, competição que se irá realizar-se no País Basco, em Espanha.
A Federação Portuguesa de Ciclismo destaca que esta é a primeira vez que Portugal compete numa corrida do circuito mundial de estrada para juniores femininas.
Além de Íris Chagas (Academia Ciclismo de Paredes), a equipa portuguesa será composta por “Beatriz Pereira (Bairrada), Joana Alves (Alenquer/GDM-Escola Alexandre Ruas), Marisa Ferreira (Efapel-Escola Ciclismo Águeda) e Sofia Gomes (Vesam/Blok-Vilanovense Cycling Girls)”.
A Federação Portuguesa de Ciclismo reforça que o “quinteto nacional vai bater-se com algumas das melhores juniores mundiais, numa corrida de duas etapas marcada pelos percursos ondulados, tradicionais do País Basco”.
“A primeira etapa começa e termina em Abadiño e tem 55,3 quilómetros, iniciando-se às 15h00 do dia 28 de agosto”, refere a nota informativa.
“O percurso rompe-pernas, com subidas curtas de grande inclinação, engloba uma contagem de montanha colocada a 5900 metros da chegada. O final da tirada é também em subida”, salienta a estrutura que gere o ciclismo nacional.
A segunda etapa, a disputar a partir das 9h30 do dia seguinte, tem 72,1 quilómetros, com partida e chegada em Lurreta.
“A primeira metade da viagem não tem grandes dificuldades orográficas, mas a segunda parte é montanhosa, com duas contagens de montanha nos últimos 15 quilómetros”, acrescenta a federação.