António Morgado (Bairrada) não deu hipótese aos adversários e conquistou a vitória na primeira etapa da 15.ª Volta a Portugal de Juniores, numa etapa com partida e chegada em Almeida, com um percurso de 92,6 quilómetros.
Gonçalo Tavares (Bairrada) foi segundo e Lucas Lopes (Póvoa de Varzim/CDC Navais), terceiro classificado.
A Federação Portuguesa de Ciclismo destaca, em comunicado, que após o quilómetro 60, o pequeno grupo saiu do pelotão, acabando por formar a fuga, com António Morgado (Bairrada), a fazer parte desse grupo, tendo o ciclista ganhou cerca de um minuto de vantagem para os perseguidores.
“Neste mesmo grupo ficaram Gonçalo Tavares (Bairrada), Tiago Clemente (Grupo Desportivo de Lousa) e Lucas Lopes (Póvoa de Varzim/CDC Navais). Tiago Clemente acabaria por ficar para trás, deixando os restantes corredores atrás de António Morgado, que manteve uma vantagem de 50 segundos sobre os perseguidores e mais de dois minutos para o pelotão”, acrescenta a Federação Portuguesa de Ciclismo que esclarece que António Morgado acabaria por chegar isolado a Almeida.
O ciclista da Bairrada é “ainda líder da classificação por pontos e de melhor júnior de primeiro ano”.
Gonçalo Tavares é líder da montanha e Lucas Lopes, que “seguiam atrás do corredor da Bairrada, ocuparam o segundo e terceiro lugares”.
A equipa da “Bairrada é líder da classificação por equipas”.
A segunda etapa realiza-se, esta sexta-feira, entre Sabugal, e Penamacor, numa extensão 129,4 quilómetros.