O ciclista António Morgado (Bairrada) venceu, este sábado, o contrarrelógio, de 14,8 quilómetros, entre Gouveia e Seia, da 15.ª Volta a Portugal de Juniores, terceira etapa, tendo aumentado a vantagem para os adversários mais diretos.
Gonçalo Tavares e Rúben Rodrigues, também da Bairrada, alcançaram o segundo e terceiro melhores tempos, respetivamente.
A Federação Portuguesa de Ciclismo destaca, em comunicado, “Tomás Mineiro (EFAPEL-Escola de Ciclismo de Águeda) estabeleceu o tempo a bater, em 17m26s. O corredor manteve-se durante algum tempo na liderança, acabando por ser batido pelo seu colega de equipa, Guilherme Mesquita, em 12 segundos”, salientando que “Estanislao Calabuig (Bathco Cycling Team) estabeleceu o novo melhor tempo em 17m09s, antes de chegar a equipa da Bairrada para baixar ainda mais os tempos. Depois de terem preenchido o pódio do Campeonato Nacional de contrarrelógio no fim de semana passado, a formação tornou a repetir o feito”.
A Federação Portuguesa de Ciclismo realça, que seria António Morgado a estabelecer o melhor tempo “com uma marca de 16m09s”.
“Gonçalo Tavares conseguiu o segundo melhor tempo, a 14 segundos do colega de equipa, e Rúben Rodrigues, campeão nacional de fundo, fechou o pódio em terceiro, a 32 segundos do vencedor”, refere o comunicado que foi endereçado à comunicação social, sustentando que com este resultado, “António Morgado segue para a última etapa com 1m39s, para o segundo classificado na geral, Gonçalo Tavares, líder da montanha. Lucas Lopes (Póvoa de Varzim/CDC Navais) é terceiro, a 2m08s do líder”.
Abel Rosado (Teika Team-GSport) lidera a classificação por pontos.
A última etapa vai ligar Celorico da Beira à Guarda, num percurso de 110,9 quilómetros.