António Morgado (Bairrada) venceu a 15.ª Volta a Portugal de Juniores e arrecadou as quatro camisolas na 15.ª Volta a Portugal de Juniores.
Na última etapa da competição, que ligou Celorico da Beira à Guarda, num percurso de 110,9 quilómetros, com dois prémios de montanha de primeira e segunda categoria, Gonçalo Tavares (Bairrada), foi segundo e Lucas Lopes (Póvoa de Varzim/CDC Navais), terceiro classificado.
A Federação Portuguesa de Ciclismo destaca, em comunicado, que logo nos quilómetros iniciais, foram vários ciclistas que protagonizaram várias fuga.
“Diogo Mendes (Clube de Ciclismo de Paredes/ Penafiel Bike Clube) e Leonardo Lopes (Escola de Ciclismo Bruno Neves) foram os que mais se conseguiram destacar, chegando a ter mais de um minuto de vantagem sobre o pelotão”, refere a federação, frisando que “nos últimos 20 quilómetros da etapa o pelotão já rolava novamente compacto, sendo que a partir desta altura, os ataques tornaram a surgir”.
Numa corrida muito atacada, Gonçalo Tavares (Bairrada) tentou sair uma primeira vez sozinho, tendo sido apanhado por um grupo de seis corredores, tendo tornado a atacar, “desta vez levando consigo apenas Lucas Lopes (Póvoa de Varzim/CDC Navais), Tiago Nunes (Silva &Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel) e o seu colega de equipa, António Morgado”.
“O derradeiro ataque que lhe garantiu a vitória na etapa de hoje surgiu quando faltavam apenas três quilómetros para a meta. Gonçalo Tavares chegou com 10 segundos de vantagem sobre o segundo, António Morgado e 23 segundos sobre o terceiro classificado, Lucas Lopes”, acrescenta a Federação Portuguesa de Ciclismo em comunicado que sustenta que na “classificação geral, António Morgado venceu todas as outras classificações, entre elas a da montanha, a dos pontos e a de melhor júnior de primeiro ano”.
A Bairrada conquistou a geral por equipas.