Amaro Antunes, da equipa W52/FC Porto, é o novo camisola amarela da 82.ª Volta a Portugal., numa etapa entre Bragança e Montalegre ganha pelo norte-americano, Kyle Murphy.
A organização destaca que a tirada com início em Bragança, acabou por se discutir em dois grupos.
“Na fuga, estiveram ciclistas que não estavam muito atrasados na classificação como Henrique Casimiro (Kelly/Simoldes/UDO) e Tiago Antunes (Tavfer-Measindot-Mortágua), ambos à procura de um top 10 nesta 82ª Volta a Portugal Santander, objetivo que conseguiram na chegada a Montalegre. Subiram à quinta e à decima posição respetivamente”, avança a POdium Eventes, responsável pela organização da prova, em colaboração com a Federação Portuguesa de Ciclismo que acrescenta que “no pelotão, Efapel e W52-FC Porto jogavam para o primeiro lugar, com a Atum General/Tavira/Maria Nova Hotel sem desistir de ter Alejandro Marque na luta.”
A cerca de 40 quilómetros da meta, “na primeira categoria que antecedeu a Serra do Larouco, Rafael Reis, o homem que saiu de amarelo de Bragança confirmou que estes terrenos tão íngremes não são para ele e ficou irremediavelmente para trás”, tendo-se formado “um grupo bem interessante: Amaro Antunes, Joni Brandão e João Rodrigues (W52-FC Porto), António Carvalho, Frederico Figueiredo e Mauricio Moreira (Efapel), Abner González (Movistar) e Alejandro Marque (Atum General/Tavira/Maria Nova Hotel) que contou com a ajuda de Alvaro Trueba. Ou seja, todos os que têm mostrado querer e/ou poder ganhar a Volta estavam lá”.
A organização realça que o ciclista “Joni Brandão deu o mote no ataque a dois quilómetros da chegada, o que partiu o grupo”, tendo “Amaro seguiu com o colega de equipa, enquanto na Efapel, Mauricio Moreira e Frederico Figueiredo não descolaram e Marque não ficou longe”.
O ciclista da W52/FC Porto, está na frente da classificação, agora com “14 segundos de vantagem para o espanhol”.
Rafael Reis (Efapel) é, agora, líder da camisola verde Rubis Gás, símbolo da liderança por Pontos que já possuía. Bruno Silva (Antarte-Feirense) reforçou o estatuto de “Rei da Montanha” e continua a envergar a Camisola Bolinhas Continente.
O campeão nacional de Porto Rico, Abner González (Movistar), mantém a camisola da juventude Jogos Santa Casa.
Este sábado realiza-se a mítica Senhora da Graça, em Mondim de Basto, numa prova entre Boticas e Mondim de Basto, numa extensão de 145,5 quilómetros.
A Podium Eventes assegura, ainda, que a Direção-Geral de Saúde (DGS) está atenta à Volta reconhece esforço sanitário e estratégia de testagem.
“A Direção-Geral da Saúde reconheceu esta sexta-feira o esforço que a Podium, responsável pela organização da 82ª Volta a Portugal Santander, tem realizado no sentido de tornar a prova o mais segura possível”, avança a organização que sustenta que a DGS “em mensagem enviada aos responsáveis pela Volta, a Comissão Técnica para os Eventos de Massas reconhece o “esforço da organização na implementação de melhorias no que concerne à logística e aplicação de medidas sanitárias”.
A estratégia de testagem entre atletas e staff também mereceu reparo positivo.
“Os resultados demonstram de forma inequívoca que quando as medidas são aplicadas o risco de transmissão diminui”, avisa a organização.