A 15.ª Volta a Portugal de Juniores decorre de 26 a 29 de agosto e integra quatro etapas.
A Federação Portuguesa de Ciclismo destaca que, em comunicado, que os “corredores vão ter de percorrer um total 347,7 quilómetros até ao final da prova que, além das equipas portuguesas, contará ainda com algumas formações estrangeiras”.
A primeira etapa inicia na tarde de 26 de agosto, pelas 13h30, em Almeida, estendendo-se por um percurso de 92,6 quilómetros. A chegada está prevista para as 16h00.
“A segunda etapa é a mais longa da competição, ligando Sabugal a Penamacor, num traçado de 129,4 quilómetros, a partir das 12h00. Sem subidas pontuáveis para a classificação da montanha, será a distância e, provavelmente, o calor a fazer a seleção dos melhores. A chegada está marcada para as 15h30”, refere a Federação Portuguesa de Ciclismo.
A terceira etapa consiste num contrarrelógio individual de 14,8 quilómetros, entre Gouveia e Seia, a partir das 13h30.
A quarta e última etapa liga Celorico da Beira e a Guarda, numa distância de 110,9 quilómetros.
“Esta é etapa rainha da competição, visto que os jovens ciclistas terão de ultrapassar a exigente subida das Penhas da Saúde, contagem de montanha de primeira categoria, antes da subida para a meta, via Santa Cruz, um prémio de montanha de segunda categoria. A partida será dada pelas 12h00, com chegada prevista pelas 14h55”, acrescenta a Federação Portuguesa de Ciclismo.