Associar a arte ao comércio local é o objetivo do projeto “Santo António Arte”, uma iniciativa de vários comerciantes da rua de Santo António, naquela que é, talvez, a mas emblemática artéria da vila de Lousada, é o objetivo desta iniciativa que tem em Pedro Mendes, um dos seus dinamizadores e curador.
Ao Novum Canal, Pedro Mendes destacou que o objetivo do projeto consiste em dar maior dinamismo a esta rua, numa parceria com os comerciantes do retalho, restauração e serviços, na sequência da crise sanitária que atingiu Lousada e a região.
“Se os comerciantes não têm clientes, se os artistas locais não têm trabalho, optamos por juntar estes dois setores e tudo resultou numa explosão de arte e cultura”, disse, salientando que a iniciativa tem tido um feedback positivo por parte para os comerciantes e dos próprios consumidores que passam e não ficam indiferentes às obras expostas.
Pedro Mendes realçou que a iniciativa conta com oito espaços aderentes e oito artistas, sustentando que a ideia inicial teve apenas por metas valorizar esta artéria e o comércio.
Ana Mendonça, do restaurante Brazão, reconheceu que esta é uma mais-valia para a rua e para a vila.
“São iniciativas destas que fazem com que as coisas sejam divulgadas”, destacou, reconhecendo que esta atividade deveria abranger outras artérias da vila.
Ana Mendonça reconheceu que a conciliação e a comunhão entre a arte e os vários estabelecimentos comerciais tem sido bem acolhida pelos consumidores e até pelos clientes do seu restaurante.
“Muitos dos meus clientes só quando entram no restaurante é que se deparam com as obras expostas, Julgo que se existe uma maior divulgação, a adesão das pessoas e o impacto seriam maiores”, acrescentou.