O atual presidente da Câmara de Lousada e recandidato pelo PS às eleições autárquicas, agendadas para dia 26 de setembro, Pedro Machado, aproveitou a apresentação do candidato Nuno Ferreira, à Junta de Freguesia de Meinedo, para elencar algumas das propostas e pilares que irão corporizar o seu projeto eleitoral para os próximos quatro anos.
O recandidato à autarquia lousadense assumiu a vontade de querer continuar a pugnar pelo desenvolvimento de um município, relembrando que é dos poucos concelhos do país, do norte e o único na CIM do Tâmega e Sousa, que não perdeu população nos últimos 10 anos.
Pedro Machado apontou como pilares fundamentais para os próximos anos a continuação da politica de “proximidade, participação, transparência e integridade”, elegendo a manutenção da política de gestão, impostos baixos, nomeadamente o IMI, e o IRS, e fomentando uma política amiga das empresas e das famílias, como uma das suas prioridades.
O candidato à presidência da Câmara de Lousada recordou que foi feito um esforço no sentido de disponibilizar serviços municipais online e de promover a desmaterialização de processos.
Pedro Machado apontou, também, como pilares da sua gestão, a sustentabilidade ambiental, relembrando que o concelho é, presentemente, reconhecido pelo trabalho realizado neste domínio, quer a nível nacional, quer na própria União Europeia.
Nesta área, o candidato apontou como sendo seu objetivo fomentar o número de parques verdes, assim como incrementar os percursos pedestres.
No domínio empresarial, Pedro Machado recordou que, nos últimos anos, foi feito todo um trabalho ao nível da captação de investimento e emprego, garantindo que a Área de Acolhimento Empresarial de Caíde de Rei será uma realidade, estando a obra adjudicada, sendo que a sua execução apenas carece do visto do Tribunal de Contas.
O atual chefe do executivo manifestou, também, que Lousada vai ter um Centro de Formação Profissional para o Tâmega e Sousa, referindo-se a este um equipamento como fundamental para o mundo empresarial.
Ainda no domínio da formação, o responsável pelo gestão do município, destacou que Lousada, dentro de pouco tempo, irá, também, dispor da Academia de Formação, um espaço que esta a ser requalificado, onde funcionou a Associação Industrial de Lousada.
Refira-se que a autarquia está a proceder à reabilitação integral do antigo edifício da Associação Industrial de Lousada, tendo como metas garantir o conforto e a qualidade das infraestruturas, passado o edifício a designar-se Academia de Formação de Lousada. O edifício está a ser ampliado, num investimento total que ultrapassa os 680 mil euros, sendo que o apoio do FEDER é superior a 372 mil euros.
Pedro Machado confirmou, também, que é seu objetivo continuar a apostar na coesão social, recordando que recentemente o seu executivo reforçou o número de creches, estando para aprovação novas quatro creches.
Também no domínio da terceira idade, o autarca elegeu a necessidade de continuar a apostar em equipamentos para os mais idosos, nomeadamente a construção de lares, garantindo existir uma candidatura para a constituição de uma outra IPSS. O candidato manifestou, ainda, ser necessário reforçar as respostas sociais ao nível da deficiência.
Pedro Machado elegeu, também, a juventude, o emprego qualificado, a aposta na cultura, no desporto, a educação como vetores fundamentais do seu programa.
Na educação relembrou que a autarquia está a fazer um investimento que nunca foi feito, com candidaturas e obras na ordem 6,5 milhões de euros, para a EB 2,3 de Caíde, obra adjudicada, mas, também, intervenções obras em Nevogilde, Lustosa e em vários edifícios escolares nos jardins de infância e primeiro ciclo.
Na habitação, o autarca prometeu promover a habitação de rendas acessíveis.
“Temos respostas para os mais necessitados e a resposta do mercado. Sabemos que os preços têm subido e é importante que se tomem medidas, que existam soluções e a solução que existe é o arrendamento acessível”, frisou, referindo-se, também, à mobilidade, aos transportes e à requalificação da rede viária e ao saneamento, como prioridades para os próximos anos.
“Investimos milhões em obras que não se veem, nomeadamente no saneamento. O saneamento será uma certeza em Meinedo. Seremos um dos primeiros concelhos da região a fechar o ciclo de investimento no ciclo de saneamento”, sustentou, sublinhando que ao nível do transporte escolar, Lousada aumentou a comparticipação do transporte escolar e irá reduzir a distância estabelecida para que mais alunos beneficiem do passe.
“Queremos que o transporte escolar do pré-primário e do primeiro ciclo seja de qualidade em todas as juntas de freguesia”, afirmou, garantindo que irá implementar um programa de aquisição de apoio à viatura de transporte escolar.
Também na área da saúde desafios, Pedro Machado defendeu a construção de um novo centro de saúde, assim como o investimento na melhoria das condições do atual centro de saúde.
Nesta área, o chefe do executivo garantiu que o Centro de Saúde de Meinedo irá continuar a funcionar, sendo um centro de referência e fazendo parte da estratégia da saúde de proximidade.
O chefe do executivo comprometeu-se, também, que irá apoiar a construção de um novo quartel dos bombeiros de Lousada, realçando que o programa completo com as propostas do PS será oportunamente conhecido.
A mandatária da candidatura à Junta de Freguesia, a deputada à Assembleia da República e magnetense, Cristina Mendes da Silva, relevou as qualidades profissionais e pessoais do candidato à junta de freguesia, assumindo que o projeto de Nuno Ferreira é o que melhor serve a freguesia.
Cristina Mendes da Silva recordou que a missão de um executivo de uma junta de freguesia se reveste de grande importância, referindo-se a Nuno Ferreira como o candidato que conhece as necessidades da comunidade, as instituições e o movimento associativo local.
A mandatária apontou, ainda, a aposta na educação, formação, mas, também, na saúde, habitação social, desporto e o desenvolvimento económico, assim como a aposta em políticas públicas em articulação com a Câmara de Lousada e a CIM Tâmega e Sousa, como sendo determinantes para o futuro da freguesia e do território.
Já o candidato Nuno Ferreira disse querer voltar a colocar Meinedo no mapa, valorizar a sua história, tradições e raízes, fazer mais e melhor pelos jovens e pelos idosos, fomentando uma nova dinâmica e novo rumo, naquilo que designou como um “completo virar de página”.
O candidato a Meinedo assumiu, ainda, ser também determinante fazer um maior aproveitamento dos recursos que existem na freguesia, nomeadamente da linha férrea e do rio Sousa.