A Albano Moreira da Costa – Associação Cultural, Cais Cultural de Caíde de Rei, em Lousada, promove sábado, na Quinta da Laje, em Caíde de Rei, uma Noite de Fados com a presença do Grupo Vielas do Fado de Penafiel.
Luís Peixoto, presidente da direção da Albano Moreira da Costa – Associação Cultural, Cais Cultural de Caíde de Rei, destacou, em declarações ao Novum Canal, que a atividade insere-se no projeto “Cais na Rua”, que pretende levar a efeito diferentes iniciativas, promovendo a cultura além do espaço do Cais Cultural.
“Podemos dizer que foi um projeto que teve início com a pandemia, uma vez que queríamos continuar com a nossa atividade em segurança. Neste caso estamos a falar de um concerto, no entanto dentro deste projeto temos outras iniciativas, como caminhadas, animações de rua ou ações ambientais”, disse.
Falando dos objetivos da Noite de Fados, Luís Peixoto realçou que a atividade tem como metas aproximar as pessoas do Cais Cultural, numa fase em que é determinante, disse, aproximar as pessoas das atividades culturais.
“Neste caso concreto, além de diversificar as nossas atividades, pretendemos aproximar as pessoas do Cais Cultural, levando cultura fora de portas a outros lugares da freguesia. Numa fase em que estamos a ultrapassar a pandemia, é importante que o público volte a assistir a bons momentos culturais. Este concerto acontece na Casa da Lage, uma casa emblemática em Caíde de Rei, pelo que será também uma oportunidade para que fiquem a conhecer melhor o património da freguesia. Além disso, esta casa insere-se no lugar da Lage, uma zona verde que tem sido explorada pela nossa associação e onde se insere o nosso futuro parque de lazer. Claro que também é importante a angariação de fundos para a associação”, expressou, sustentando que a Noite de Fados é uma iniciativa única.
“No entanto, ainda este ano existirão outras iniciativas a decorrer ao ar livre, nos meses de setembro e outubro, que oportunamente serão divulgada”, acrescentou, sublinhando ser expectável que a atividade se venha a replicar todos os anos.
“Todos os anos pretendemos realizar, pelo menos, um concerto ao ar livre em locais emblemáticos da freguesia de Caíde de Rei. Em agosto do ano passado realizámos um concerto de outro estilo musical na Quinta dos Ingleses”, atalhou, afirmando que o Grupo Vielas do Fado de Penafiel é composto por dois fadistas e dois guitarristas.
.