Um grupo de investigadores portugueses e espanhóis, com trabalhos e estudos realizados no âmbito da História, da Geografia, da Arquitetura e da Etnografia, vão concentrar-se em Lousada, nos dias 24 e 25 de setembro, no âmbito das I Jornadas Ibéricas de Molinologia.
A Câmara de Lousada destaca que a organização das I Jornadas Ibéricas de Molinologia resulta de “uma iniciativa conjunta entre o município e o Grupo Património da Arquitetura, da Cidade e do Território (CEAU-FAUP)”, tendo como objetivos “a divulgação científica e de boas práticas para a valorização patrimonial e a reabilitação funcional do património molinológico”.
O grupo de investigadores portugueses e espanhóis pretende, ainda, partilhar experiências.
O encontro será divido em dois painéis temáticos, o primeiro tendo como temas a história, o património e a paisagem e um segundo direcionado à reabilitação do património molinológico.
No âmbito deste primeiro encontro ibérico estão, também, programadas “oficinas temáticas destinadas à realização de diversas experiências relacionadas com a história, a função e a tecnologia dos moinhos tradicionais”.
Será, ainda, apresentada a obra “Moinhos de Água. Paisagem, Território e Património”.