A Câmara Municipal de Lamego vai atribuir a medalha de ouro da cidade ao Patronato Nuno Álvares Pereira, em cerimónia a realizar no próximo dia 4 de setembro, pelas 11 horas, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Lamego.
A autarquia destaca que esta distinção será atribuída, “tendo em conta que esta instituição “ao longo de décadas criou uma solidez e uma firme consolidação, independência, reputação e respeito granjeado junto de todas as instituições locais e nacionais”.
O município reforça que “durante a cerimónia de outorga, será feita a apresentação pública do livro “100 Anos 1000 Histórias”, da autoria de Alberto de Jesus Almeida, publicado por ocasião do centenário do Patronato Nuno Álvares Pereira (1920-2020)”.
A 20 de janeiro de 1920, após “uma análise profunda sobre a problemática da educação em Portugal por diversas individualidades de Lamego, uniram-se vontades e juntaram-se esforços para ajudar no combate nacional contra o analfabetismo”, criando a Associação de Proteção à Juventude Pobre de Lamego, uma escola dirigida aos rapazes mais desfavorecidos, dando origem ao Patronato Nuno Álvares Pereira.
Devido ao contexto da atual pandemia, a participação na cerimónia de outorga da Medalha de Ouro será de acesso reservado.