O Governo reunido, esta sexta-feira em Conselho de Ministros Extraordinário, decidiu avançar para a segunda fase de desconfinamento.
De acordo com a página “ Estamos On”, site do Governo com informações relevantes sobre as medidas de prevenção, “perante os dados relativos à pandemia em Portugal, tendo em conta que “mais de 70% da população portuguesa já tem a vacinação completa”, o Conselho de Ministros decidiu avançar para a segunda fase do plano de levantamento gradual de restrições.
Assim, já a partir da próxima segunda-feira, dia 23 de agosto, os “restaurantes, cafés e pastelarias passam ter limite máximo de oito pessoas por grupo no interior e 15 pessoas por grupo em esplanadas”, os “espetáculos culturais com 75% de lotação”, sendo que os “eventos (nomeadamente casamentos e batizados) passam a ter limite máximo de 75% da lotação”.
O Conselho de Ministros decidiu, também, que os transportes públicos passam a não ter limites de lotação, os serviços públicos passam a funcionar sem marcação prévia, a partir de 1 de setembro.
“Esta é a segunda das três fases definidas pelo Governo no Plano de levantamento de medidas – podem ser conhecidas em detalhe aqui”, refere o comunicado do Conselho de Ministros que reforça que a “próxima e última fase entrará em vigor quando 85% da população estiver totalmente vacinada”.
A resolução entra em vigor a 23 de agosto de 2021.