Já é possível solicitar permanentemente informações à Direção-Geral das Atividades Económicas [DGAE], através de um Assistente Virtual, a funcionar no sítio eletrónico deste organismo, e desenvolvido no âmbito do Programa Simplex.
O governo destaca que esta ferramenta experimental de atendimento virtual é “acessível através de computador, tablet e telemóvel”, permitindo “aceder a esclarecimentos nas áreas do Comércio, Serviços e Restauração, bem como a temas relacionados com matérias fertilizantes, gestão do sistema de atribuição do Rótulo Ecológico da UE, autorização de introdução no mercado de Novos Produtos do Tabaco e obrigações dos operadores económicos no âmbito do controlo de atividades com substâncias Precursoras de Droga”.
A ferramenta é desenvolvida através de um “sistema de Inteligência Artificial, de modo a disponibilizar o atendimento e a informação 24 horas por dia e 7 dias por semana, este mecanismo permite atendimentos simultâneos e sem fila de espera”.
De acordo com o Governo, “a Direção Geral do Consumidor irá igualmente disponibilizar esta ferramenta de atendimento virtual no âmbito dos direitos dos consumidores, encontrando-se já em fase experimental um conjunto de informações sobre conflitos de consumo, meios de resolução alternativa de litígios, garantias dos bens e livro de reclamações”.
Ainda de acordo com a mesma fonte “a existência desta ferramenta não impede, se necessário, um atendimento direto e personalizado, via contacto telefónico ou endereço eletrónico para colocação de questões”.
O mecanismo será continuamente melhorado, perspetivando-se o incremento da qualidade do serviço de atendimento, criando filtros inteligentes para disponibilização de informações relevantes, num trabalho ininterrupto da DGAE e da DGC”.
A medida de iniciativa das “áreas governativas da Economia e da Transição Digital e da Modernização do Estado e da Administração Pública, através da Direção-Geral das Atividades Económicas e da Agência para a Modernização Administrativa (AMA), cumpre, assim, mais um objetivo no âmbito da promoção da desmaterialização de processos, da simplificação administrativa e da disponibilização de serviços e de informação num único local”, lê-se na nota informativa.