Portugal vai estar presente no Campeonato do Mundo de BTT, competição que irá decorrer entre os dias 25 e 29 de agosto, em Trentino, Itália, nas categorias mais jovens de cross-country olímpico (XCO) e downhill (DHI).
A Federação Portuguesa de Ciclismo destaca, em comunicado, que a seleção nacional vai estar representada “no cross-country olímpico (XCO), por Mariana Líbano, em juniores femininas, João Cruz e Tomás Frazão, em juniores masculinos e, Ana Santos e Raquel Queirós, em sub-23 femininas. Na disciplina de downhill (DHI), em juniores masculinos, estará Nuno Reis”.
A estrutura que gere o ciclismo nacional avança que “no XCO, a seleção nacional vai encontrar um percurso com algumas subidas e descidas desafiantes, e alguns setores mais técnicos”, salientando que “Mariana Líbano será a primeira atleta portuguesa a entrar em competição, em juniores femininas, na quinta-feira, dia 26 de agosto, pelas 10h30, hora portuguesa”.
Também no dia 26 será a vez de “João Cruz e Tomás Frazão, em juniores masculinos, no mesmo dia, pelas 12h30. No sábado, dia 28, competem Ana Santos e Raquel Queirós, em sub-23 femininas, na disciplina de XCO, pelas 08h00”.
“No downhill, Nuno Reis terá pela frente um percurso mítico, “the Black Snake”, com 2,4 quilómetros, que desafia as leis da física e da gravidade. O português entra em cena ainda na sexta-feira, dia 27 de agosto, para a qualificação, às 09h30, hora portuguesa, sendo que a final será no domingo, dia 29, pelas 08h25”.