EM DIRETO
Fechar X
ASSISTA AGORA
EM DIRETO
Procurar
EM DIRETO
Publicidade

Paredes acolhe Concerto Falado na Torre dos Alcoforados

Paredes acolhe Concerto Falado na Torre dos Alcoforados

A cidade de Lordelo, em Paredes, acolhe, já este sábado, o Concerto Falado na Torre dos Alcoforados evoca a Lenda da Senhora do Salto, no âmbito do projeto cultural da autarquia paredense Mappa 21, que conta com a supervisão, criação e coordenação artística da companhia Astro Fingido.

A organização destaca que a “atriz Ângela Marques e o instrumentista Aires Montenegro serão os intérpretes de mais um Concerto Falado, iniciativa que junta a palavra e a música numa fusão empática, sob a direção cénica de Susana Oliveira”.

A Astro Fingido realça que o “espaço de eleição para o momento é, desta feita, um dos mais simbólicos exemplares histórico-patrimoniais em toda a região do Tâmega e Sousa: a Torre dos Alcoforados, também conhecida por “Torre dos Mouros”, em Lordelo, Paredes”, salientando que o Concerto Falado decorrerá ao ar livre a partir das 21h30 no espaço envolvente ao monumento.

Fotografia: Astro Fingido

“As projeções-vídeo terão como ecrã a própria torre e têm a chancela de Francisca Dores. A direção técnica do espetáculo é da responsabilidade do Teatro Art’Imagem”, refere a organização que sustenta que esta será a terceira de quatro apresentações do Concerto Total  após a primeira récita no Mosteiro de Cête, em junho, e a mais recente que decorreu no espaço da Igreja de Vilela/Mosteiro de Santo Estevão, em julho.

“ Estes espetáculos têm por missão estabelecer o diálogo entre a música (ao ar livre, sempre que possível) com a palavra. Trata-se, na essência, de um binómio artístico que junta um músico (nickelharpa ou guitarra) a um performer, para juntos darem a conhecer a recriação de uma lenda paredense – a Srª do Salto ou a Romaria a Santiago – reescrita pelo escritor Jorge Palinhos”,  avança a Astro Fingido, sustentando que “nickelharpa é um instrumento de origem nórdica, mais especificamente da Suécia, composto por corda(s) friccionada(s) e equipado com cordas e teclas de ressonância, algo que se pode se pode sintetizar na expressão “cordofone de teclas”.

“No próximo mês de setembro (dia 10, sexta, às 21h30) decorrerá a apresentação de novo Concerto Falado pela dupla Daniel Lemos, na guitarra, e do actor e declamador Fernando Soares, com nova versão de Jorge Palinhos da Lenda da Romaria a Santiago, que pode ser apreciada em Baltar”, confirma a organização que informa que o Museu Móvel de Patrick Hubmann instala-se em Rebordosa a 17 de agosto

Fotografia: Astro Fingido

“O “OVNI” que está a sobrevoar Paredes desde  o dia 13 de junho, melhor o ‘OABI’– Objecto Artístico Bem Identificado’, que aterrou bem no centro da cidade, em pleno Parque José Guilherme, nessa data, prossegue a sua odisseia pelo concelho de Paredes. O mesmo é dizer que o artista plástico austríaco, radicado em Portugal, Patrick Hubmann, concebeu uma instalação simples, denominada em termos de conceito, por Museu Móvel, cujo conteúdo faz uma homenagem às gentes e aos ofícios de Paredes”.

“O referido artefacto contempla elementos fotográficos e textos que remetem para a historicidade do concelho, algo com o qual o visitante se confronta numa visão quase caleidoscópica logo que é convidado a entrar no dispositivo”, lê-se na nota informativa.

 “Queremos que cada visitante faça parte deste jogo. Que se veja e reveja nos lugares da História que foi feita e na que estamos a construir”, manifesta o autor da instalação Patrick Hubmann que acrescenta: “o desenho deste museu cria um espaço onde a história e o jogo se completam, criando uma dimensão lúdica para quem o visita”.  

O Museu Móvel, tal como a aceção deixa a antever, entrou em itinerância por diversos pontos do concelho: depois do Parque José Guilherme, em pleno espaço nuclear do concelho de Paredes e da permanência em Gandra, vai agora assentar arraiais em Rebordosa, algo que acontece já a partir de 17 de agosto, terça-feira, pelas 18h00.

Partilhe nas Redes Sociais

Em Destaque

Artigos relacionados

Publicidade

Contribua já:

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2

Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Procurar
Close this search box.
Publicidade

Estamos a melhorar por si, Novum Canal, sempre novum, sempre seu!

Publicidade

Publicidade

Estamos a melhorar por si, Novum Canal, sempre novum, sempre seu!

Publicidade