O “De Volta à Praça” regressa à região do Tâmega e Sousa para montar, dias 4 e 5 de setembro, o palco no Parque Urbano de Paços de Ferreira.
O programa abre, no sábado, dia 4, às 21h00, com a peça de teatro “Circlus, pela companhia Teatro da Palmilha Dentada, no formato que primeiro lhe granjeou fama: o café-teatro. Unindo temas do circo, da música e do humor, este é um espetáculo para toda a família sobre uma família de circo”.
A CIM Tâmega e Sousa destaca, em comunicado, que “neste dia decorrerão ainda as oficinas de circo e marionetas, dinamizadas pelo Teatro da Palmilha Dentada, que terão lugar no auditório A Gaveta, no Centro de Espetáculos e Artes Culturais, no arque Urbano de Paços de Ferreira, às 15h00, pensadas para explorar as narrativas e tradições orais de Paços de Ferreira, dirigidas a participantes com mais de 12 anos”.
Mais tarde, “os participantes terão a oportunidade de construir e manipular marionetas, aprender alguns truques de circo e, depois, serão convidados a encenar histórias com as marionetas construídas durante a oficina”.
No domingo, dia 5, “abre-se novamente o pano” às 18h00, com a peça de teatro “Rasto, uma criação da Companhia Erva Daninha, um espetáculo entre a dança e a acrobacia, que usa o arrojo de uma máquina agrícola como elemento cenográfico”.
“Um adereço invulgar para uma apresentação poética que quer pensar a relação entre o corpo e a máquina, mas também a forma como o rural e o urbano estão inextricavelmente ligados, das nossas paisagens no nosso imaginário”, lê-se na nota informativa que nos foi endereçada.
A organização destaca que o “De Volta à Praça” é um programa transversal que, com o circo, a música, o teatro e a dança como corpo estruturante, se apresenta para convocar todos os públicos à praça pública” salientando que o projeto une “as grandes empresas artísticas do Coliseu do Porto e do Teatro Nacional São João e reunindo os talentos do Circo do Coliseu do Porto, a muito afamada companhia de Teatro da Palmilha Dentada e a vicejante Companhia Erva Daninha”.
O programa integra espetáculos pensados e criados por estas companhias do Norte do país e tem por objetivo “criar um espaço de programação de circo que, associado ao património natural e cultural dos territórios, convoque as pessoas para o centro das localidades e crie novos espaços de encontro e partilha da comunidade”.
Depois de Cinfães, de Celorico de Basto e de Paços de Ferreira, o “De Volta à Praça” salta para Marco de Canaveses, no fim de semana de 11 e 12 de setembro, para o último espetáculo a realizar na região do Tâmega e Sousa.
O projeto “De Volta à Praça” é cofinanciado pelo Norte 2020, Portugal 2020, União Europeia, através do FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.
A Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (CIM do Tâmega e Sousa) é um dos parceiros do projeto, liderado pelo Coliseu do Porto, em parceria com o Teatro Nacional São João.