Almiro Moreira é o candidato do PSD Castelo de Paiva à assembleia municipal, às eleições Autárquicas 2021, agendadas para 26 de setembro.
O PSD destaca que Almiro Moreira propõe como quatro valores à comunidade “paz, dignidade, proximidade e rigor”, destacando que aos 46 anos, o membro do Conselho Nacional do partido e reconhecido militante local, reúne as “qualidades e experiência necessárias para, também na Assembleia Municipal, imprimir a mudança e a transformação que o PSD se propõe a realizar em Castelo de Paiva”.
O partido refere que o candidato revê-se nesta necessidade e assume que a lista que lidera ao órgão deliberativo “é a única que oferece uma verdadeira opção de mudança em paz, com desenvolvimento e prosperidade”.
“Precisamos de mudar e garantir a estabilidade”, considera Almiro Moreira, reconhecendo que a transformação do concelho exige “uma mudança de protagonistas”.
Na perspetiva do candidato, “a Assembleia Municipal irá desempenhar, a muito breve prazo, um papel determinante na apreciação e votação de temas que podem afetar para sempre o desenvolvimento de Castelo de Paiva”, numa alusão ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), também conhecido como a ‘bazuca’ europeia e ao planeamento dos fundos comunitários inscritos no Portugal 2030.
O candidato avança que estas deliberações obrigam a “baixar o nível de crispação política em Castelo de Paiva”.
“Precisamos de uma Assembleia Municipal que fiscalize, sem perseguir; que discuta ideias, sem insultar; que partilhe diferentes opiniões, sem hostilizar; que discuta opções, sem obstaculizar; que seja crítica, sem ser destrutiva”, afirma.
Almiro Moreira entende, também, que a Assembleia Municipal deve ser um local de “dignidade, cujos membros e participantes sejam tratados com respeito e elevação, independentemente do confronto de opiniões”.
Além disso, pretende “promover e incentivar a participação ativa dos membros da Assembleia em atividades de interesse municipal” e ser um agente facilitador do “diálogo, transparência e confiança”.
O candidato, nesta questão, preconiza ainda a elaboração de um “Regimento da Assembleia Municipal, em articulação com os restantes grupos municipais, que agilize e rentabilize os trabalhos deste órgão deliberativo”.
Quanto à proximidade, o cabeça de lista do PSD propõe duas medidas mais específicas: “a realização de reuniões descentralizadas da Assembleia Municipal, em todas as freguesias; e o desenvolvimento do projeto Jovens Autarcas, incentivado à participação da juventude paivense na vida política do seu concelho”.
Almiro Moreira propõe, por outro lado, “a transmissão das reuniões através dos canais digitais, facilitando o acompanhamento dos cidadãos e a criação da figura do Provedor do Munícipe, que teria competências ao nível da salvaguarda dos direitos, liberdades e garantias dos paivenses”.
O candidato social-democrata exige que a Assembleia Municipal “cumpra as suas obrigações de forma rigorosa, especialmente no que diz respeito à apreciação e fiscalização da atividade Câmara Municipal, função que deve merecer “mais isenção, imparcialidade, equidade e independência”.
Segundo o PSD Castelo de Paiva, Almiro Moreira é natural de Sobrado, reside no lugar de Sabariz (UF Raiva, Pedorido e Paraíso), sendo diretor adjunto do Departamento de Recolha e Gestão de Dados do Instituto Nacional de Estatística I.P. (INE).
É também coordenador da equipa técnica data science do INE e coordenador nacional de recolha dos Censos 2021.
No âmbito político associativo, é o líder do grupo municipal do PSD, sendo Conselheiro Nacional do PSD e Conselheiro Nacional dos Autarcas Sociais Democratas.
Foi presidente da Comissão Política do PSD de Castelo de Paiva, entre 2011 e 2014, exerceu funções de presidente do Grupo Columbófilo de Castelo de Paiva, entre 2000 e 2010; foi presidente do Rotary Club de Castelo de Paiva, entre 2013 e 2014; desempenhou funções como presidente da Assembleia Geral da Associação Desportiva e Cultural de Bairros, entre 2016 e 2017 e foi membro da direção da Associação Comercial e Industrial de Castelo de Paiva, entre 2008 e 2011.