O Movimento Rio Sousa, movimento criado por cidadãos preocupados em salvar e defender o rio Sousa, reuniu, esta segunda-feira, com uma técnica da Câmara de Gondomar.
O Movimento Rio Sousa destaca que fez notar a necessidade da “inclusão do município de Gondomar na dinâmica pretendida com o Memorando de Entendimento Intermunicipal, firmado em Novelas, Penafiel em 25 de setembro de 2019”.
A técnica da autarquia gondomarense, Iva Rodrigues, esclareceu, por seu turno, que o Plano Estratégico das Linhas de Água de Gondomar, “aprovado a 18 de fevereiro de 2021, em reunião de Câmara Municipal de Gondomar, surge na sequência de diretiva europeia e da sua transposição para a ordem jurídica nacional, designadamente através da Lei da Água”.
Os elementos do Movimento Rio Sousa manifestaram, ainda, a importância da “integração com as políticas dos outros concelhos atravessados pela bacia hidrográfica do Sousa”, tendo apontado “para a urgente ação intermunicipal na defesa do curso de água e num sustentável aproveitamento do rio Sousa”.
“Ambas as partes acordaram na necessidade de uma maior atenção e incidência nos problemas do rio Sousa, por parte da APA, Agência Portuguesa do Ambiente”, refere o Movimento Rio Sousa que se mostrou disponível para colaborar com a autarquia na defesa do rio Sousa.