Inicia esta quarta-feira e decorre até dia 15 de agosto, em Amarante, o “Há FEST!”, festival que iniciou em Vila Meã, com música e cinema, e se transfere, agora, para Amarante com um vasto reportório de atividades.
A Câmara de Amarante destaca que já esta terça-feira, a partir das 20h00, a festa terá lugar nas piscinas municipais com DJ’s By Voyage e o espetáculo Crassh Stage Xiri.
“O grupo Crassh convida as famílias e os mais novos para uma experiência única e participativa, com muita energia e um ritmo contagiante. Percussão, humor e ainda o “crasshonês”, o único idioma com o qual o Crassh comunica”, refere o município.
Já esta quarta-feira, a partir das 20h00, o roteiro “DI’VINE”, conduzido pela Rota do Românico, propõe uma performance que combina instalação, dança aérea, música e site-specific, aliada aos eixos que regem as três grandes exposições da Rota do Romântico: a arte sacra, o vinho e a paisagem.
“A demonstração realiza-se no centro histórico de Amarante e foi desenvolvida a partir do lugar, com três rotas, em três ruas, guiadas por “astronautas”, que chegam à cidade de Amarante, em busca dos mistérios sagrados escondidos na Rota do Românico, a fim de revelar o segredo da transubstanciação”, avança a câmara que sustenta que a peça com especial enfoque na arte, “a noite culmina no Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso com a iniciativa “À noite no Museu” composta por uma performance de Mariana Sevilla Matos que vai presentear o público com uma cerimónia de vida em quietude e simplicidade”.
O concerto é da autoria de Etson Caminha, um artista e tatuador timorense que começou a fazer música com lixo ainda jovem em Los Palos, Timor-Leste; e um momento protagonizado pelo multi-instrumentista e compositor brasileiro Chico Bastos.
No dia 13 de agosto, com um percurso de Arte Urbana de Amarante, decorrerão um conjunto de performances artísticas na área da pintura, em vários locais da cidade – Av. General Silveira, Arquinho, Trilho das azenhas, Campo da Feira, margem do rio e Largo S. Pedro – envolvendo diversos artistas amarantinos.
“Nesses locais, a banda Suspensive Mood, formada por um grupo de amigos naturais de Amarante que partilha o gosto pela Música e bandas filarmónicas, assume a condução da festa a partir das 20h00. Antes, entre as 17h00 e as 00h00, acontece o “iRun Challenge”, em parceria com a Associação Desportiva de Amarante”, lê-se no comunicado que nos foi enviado.
No dia 14 de agosto decorrerá o concerto dos amarantinos Diogo Amorim e Carlos Pinheiro no Claustro da Câmara Municipal, a partir das 22h00.
“Com percursos distintos na música, estes dois jovens encontram-se pela primeira vez num dueto em acústico. À mesma hora, nas Termas de Amarante, sobe ao palco o também amarantino “Equilíbrio”, avança o município que sustenta que o encerramento do festival está agendado para domingo, 15 de agosto, com uma sessão de Stand Up Comedy com José Pedro e Joca, a partir das 21h30, no Claustro do Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso.
“Durante estes cinco dias haverá Sabores n’Alameda, uma praça de restauração com comida e bebida da região, na Alameda Teixeira de Pascoaes, entre as 19h00 e as 00h00”, reforça a autarquia que sublinha que o “HÁ FEST! celebra o Dia Internacional da Juventude (12 de agosto) e tem como parceiros a Associação Desportiva de Amarante, a Casa da Juventude, Grupo de Jovens Pedras Vivas de Mancelos, Projeto 1513 e Grupo Vallis”.
Nesta edição, o “Há FEST! Por uma causa” associa-se ao projeto ECO’nsigo da Cercimarante, uma iniciativa que pretende sensibilizar os jovens para a temática da sustentabilidade.
“Será ainda promovido um workshop sobre “Desafio Verde” e uma ação de limpeza nas margens do Tâmega, iniciativas levadas a cabo pelos voluntários europeus da Casa da Juventude”, avança a mesma nota informativa que esclarece que a abertura da VI edição do Festival da Juventude de Amarante decorreu no Cine-Teatro Raimundo Magalhães em Vila Meã, dia 7, com mais uma edição do “Conta-me Histórias” que teve como convidada a jovem cantora e compositora Bárbara Tinoco.
No dia 8, o Parque de Lazer do Odres, também em Vila Meã, foi palco de cinema ao ar livre, com a exibição de “The Father”.
Todas as atividades são de acesso gratuito, mas limitado às lotações mediante as regras da DGS.