Integrada no programação cultural do projeto Ver do Bago, Amarante acolhe, esta quinta-feira, a partir das 20h00, na Alameda Teixeira de Pascoaes, em frente à Câmara Municipal de Amarante e ao Museu Amadeo de Souza-Cardoso, os 10 elementos do grupo Di’Vine para uma performance artística que combina as técnicas de instalação, dança, música e o site-specific, para um espetáculo de homenagem à arte sacra, ao vinho e à paisagem.
A autarquia destaca que a performance artística Di’Vine consiste num “espetáculo que combina as técnicas de instalação, dança, música e as características específicas do local, numa homenagem à arte sacra, ao vinho e à paisagem. Três carros “espaciais” e seis “astronautas” realizarão uma parada em busca dos mistérios sagrados da Rota do Românico”.
A iniciativa está integrada no projeto “Ver do Bago”, promovido pela Rota do Românico.
Ainda de acordo com a Rota do Românico, “os artistas estão em Amarante de 9 a 11 de agosto para ensaios e organização da performance com as associações locais”, sendo que “através deste espetáculo de rua, propõe-se conciliar a essencialidade da produção vinícola ao espaço, como representação do mistério, do inacessível e do quase inexplicável”.
A Rota do Românico relembra que em Baião, até ao dia 12 de setembro, no “Mosteiro de Santo André de Ancede, está patente “Ver do Bago nos Mosteiros”, segue-se, em Penafiel, “Ver do Bago nos Santos”, a partir de 30 de setembro, na Igreja de Santo António dos Capuchos”.