Publicidade

Reportagem (c/vídeo) – Paredes: Alunos e bailarinos retratam 500 anos da Circum-Navegação de Fernão de Magalhães

Paredes: Alunos e bailarinos retratam 500 anos da Circum-Navegação de Fernão de Magalhães

O grupo CêTeatro e o projeto GENOA apresentam, nos dias 10 e 11 de setembro,  uma peça que retrata Fernão de Magalhães e os 500 Anos da Circum-Navegação, num, espetáculo único com quase 100 atores e bailarinos, peça que irá ser apresentada no Mosteiro de São Pedro de Cete.

 Genoa retrata a “história do homem que fez a primeira viagem marítima em torno da terra”, retratando um “enredo que relata as façanhas e peripécias do navegador Fernão de Magalhães e dos seus companheiros que no inesperado tornam a terra no reflexo da lua”.

O Novum Canal foi conhecer os bastidores desta produção, a forma com estão a decorrer os seus preparativos e conhecer algumas das pessoas responsáveis pelo projeto.

Salomé Rodrigues, encenadora e dramaturga, realçou que o projeto Genoa resulta de um concurso do Ministério da Cultura que tinha como temática principal Fernão de Magalhães e os 500 Anos da Circum-Navegação, tendo o grupo conseguido o apoio, contando este espetáculo com quatro associações.

“Estamos a fazer uma peça sobre a importância de Fernão Magalhães, o impacto que a circum-navegação teve para e continua a ter nos dias de hoje.

“Penso que esta é uma peça educativa e acredito que quem assistir ao espetáculo vai ter oportunidade de ver um espetáculo cheio de energia, ação, movimento que vai tocar as pessoas”, disse, salientando que o projeto concentra em si várias disciplinas que vão desde o a música, dança, conta com um coro, orquestra ao vivo, numa peça que integra quase cem pessoas.

Salomé Rodrigues realçou que depois da apresentação no Mosteiro de Cete, o objetivo passa por replicar este espetáculo a outros sítios.

Sofia Gomes, responsável pela caracterização e figurinos, reconheceu que é sempre cativante trabalhar e reconstituir um tema como este, sobretudo, quando se trabalha com tantas pessoas.

“Estamos a falar de um espetáculo que vai envolver muita coisa a acontecer ao mesmo tempo”, acrescentou, confirmando que para muitos dos jovens estarem em cima do palco e fazerem parte deste projeto é, também, uma oportunidade para conhecerem Fernão Magalhães, a história do país e conhecerem melhor esta figura incontornável.

A entrada é gratuita, com pré-reserva nas redes suciais, cumprindo com as regras definidas pela Direção-Geral de Saúde.

Partilhe nas Redes Sociais

Em Destaque

Artigos relacionados

Publicidade

Contribua já:

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2

Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Publicidade

Estamos a melhorar por si, Novum Canal, sempre novum, sempre seu!

Publicidade

Publicidade

Estamos a melhorar por si, Novum Canal, sempre novum, sempre seu!

Publicidade