Novum Canal

mobile

tablet

Amarante disponibiliza Balcão Único do Prédio
Fotografia: Câmara de Amarante

Amarante disponibiliza Balcão Único do Prédio

Partilhar por:

A partir de segunda-feira, dia 9 de agosto, o município de Amarante disponibiliza mais um serviço à comunidade: o Balcão Único do Prédio (BUPi).

Através deste serviço, os proprietários poderão proceder à “georreferenciação e o registo dos seus terrenos”.

“Trata-se de uma plataforma dirigida aos proprietários de prédios rústicos e mistos, que permite mapear, entender e valorizar o território português, de forma simples e gratuita”, refere o município que destaca que  “ao georreferenciar e registar os seus terrenos, pode garantir os seus direitos de propriedade visto a inscrição dos terrenos nas finanças não ser suficiente”.

“Para tal precisa de fazer o registo na Conservatória do Registo Predial, que será gratuito ao apresentar a localização da sua propriedade, obtida através do BUPi”, acrescenta ainda a autarquia.

A câmara municipal relembra que o “registo na Conservatória é obrigatório quando se pretende comprar ou vender um terreno. O registo pode ajudar na gestão do território rural português, contribuindo para a prevenção de incêndios no nosso país”.

Amarante disponibiliza Balcão Único do Prédio
Fotografia: Câmara de Amarante

Para efetuar o registo das propriedades na plataforma BUPi ou no novo balcão BUPi em Amarante, os proprietários necessitam de “Cartão de Cidadão; Caderneta Predial com o número das matrizes da propriedade a registar ou o número da matriz a registar e o respetivo NIF do proprietário”.

Os proprietários devem saber identificar num mapa os limites da sua propriedade.

Na eventualidade dos proprietários estarem impossibilitados de efetuar o registo, a autarquia declara que “o mesmo pode ser feito por um legítimo herdeiro ou, no caso de emigrantes, fazer-se acompanhar de uma procuração legal para o mesmo efeito cujo modelo-tipo está disponível no site bupi.gov.pt ou no balcão de apoio”.

De atendimento presencial, o BUPi funciona no edifício da câmara municipal, de segunda a quarta-feira, e nos serviços descentralizados de Vila Meã, à sexta-feira, entre 9h00 e as 12h30, e as 13h30 e as 17h00.

O BUPi é um serviço disponibilizado no âmbito da candidatura Aviso NORTE-62-2020-23 / Sistema de Informação Cadastral Simplificada.


Partilhar por:

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Receba todas as novidades!

Subscreva a nossa Newsletter

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Ajude o Jornalismo Regional

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2
Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Obrigado!

Estamos a melhorar por si.
Novum Canal, sempre novum, sempre seu!