Novum Canal

mobile

tablet

Exportações do Norte "disparam pela primeira vez desde o início da pandemia"
Fotografia: CCDR-N

Exportações do Norte “disparam pela primeira vez desde o início da pandemia”

Partilhar por:

O relatório Norte Conjuntura, relatório trimestral da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional Norte (CCDR-N), que apresenta as tendências da evolução económica na Região, no curto prazo, destaca que “as exportações de bens do Norte aumentaram 3,4 por cento no 1.º trimestre de 2021, em comparação com o mesmo trimestre do ano passado”.

De acordo com o Norte Conjuntura, “este é o primeiro aumento, em termos homólogos, desde que teve início a crise pandémica”.

O mesmo relatório esclarece que os “bons resultados são ainda acompanhados pelo alcance de uma marca histórica: já são 500 mil os cidadãos empregados que têm o ensino superior concluído”, acrescentando que os números apontam para “um aumento de mais 11,5 por cento face ao trimestre homólogo de 2020, o que gerou, em termos líquidos, 51.500 empregos para trabalhadores com o ensino superior”.

Já do ponto de vista negativo, o documento destaca que “a taxa de desemprego do Norte aumentou de 7,2 por cento para 7,4 por cento entre o 4.º trimestre de 2020 e o 1.º trimestre de 2021, uma evolução em contraciclo com a redução de 7,3 por cento para 7,1 por cento observada em Portugal”.

Fotografia: Novum Canal

De acordo com a CCDR-N, a “população empregada no ramo da hotelaria, restauração e similares do Norte é o espelho deste agravamento, com uma diminuição do emprego em 25,6 por cento no 1.º trimestre de 2021, face ao período homólogo do ano passado, pelo que num período de um ano foram eliminados, em termos líquidos, 19.100 postos de trabalho”.

“Esta queda é compreendida pelos resultados dos indicadores de turismo: os hóspedes baixaram em 74,0 por cento e as dormidas em 75,3 por cento, face ao 1.º trimestre de 2020”, aponta o relatório que realça que “o setor da construção do Norte é aquele que continua a atravessar um bom momento”.

Neste domínio, o documento declara que o “número de edifícios licenciados cresceu 5,0 por cento em relação ao período homólogo de 2020 e 13,9 por cento face ao trimestre precedente”.


Partilhar por:

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Receba todas as novidades!

Subscreva a nossa Newsletter

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS!

Ajude o Jornalismo Regional

IBAN: PT50 0045 1400 4032 6005 2890 2
Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

Obrigado!

Estamos a melhorar por si.
Novum Canal, sempre novum, sempre seu!