O Europe Direct do Tâmega, Sousa e Alto Tâmega, realizou, nas instalações da Profisousa – Associação de Ensino Profissional do Vale do Sousa, a cerimónia de inauguração do arranque da nova geração da Rede Europe Direct 2021 – 2025.
Esta cerimónia contou com duas comunicações previamente gravadas, da Comissária Europeia da Coesão e Reformas, Elisa Ferreira, da chefe da representação da Comissão Europeia em Portugal, Sofia Colares Alves.
Carlos Eduardo de Verdier Graf, coordenador do Europe Direct do Tâmega, Sousa e Alto Tâmega, destaca, em comunicado, que sediado na Profisousa desde 2013, o Europe Direct do Tâmega, Sousa e Alto Tâmega tem como missão fundamental “promover um diálogo proativo e contínuo com os cidadãos e tornar a União Europeia mais acessível às pessoas aos níveis local e regional”.
O coordenador do Europe Direct do Tâmega, Sousa e Alto Tâmega reforça que “os centros Europe Direct organizam atividades para envolver os cidadãos no debate sobre o estado atual e o futuro do projeto europeu, estabelecem relações de proximidade com diferentes entidades, empresas, sociedade civil e meios de comunicação social locais, e ajudam as instituições europeias a entender melhor as sensibilidades, preocupações e opinião pública nas suas áreas geográficas”.
“Em Portugal, esta rede conta com 15 centros que cobrem todo o território nacional, com uma distribuição geográfica abrangente, de Norte a Sul, do litoral ao interior, e incluindo as Regiões Autónomas. Em toda a União Europeia a Rede Europe Direct é composta por cerca de 420 centros”, acrescenta.
A cerimónia contou, também, com a intervenção do presidente da presidente da Profisousa e Câmara de Paços de Ferreira, Humberto Brito.
O coordenador do Europe Direct do Tâmega, Sousa e Alto Tâmega, Carlos Graf moderou o evento, que contou, ainda, com a participação de Inês Pacheco, aluna da Escola Profissional Vértice.
“Várias instituições estiveram representadas, como a Associação Empresarial de Paços de Ferreira, a Escola Profissional Vértice, o Centro Qualifica da Profisousa, a Moveltex, a ProSénior – Universidade Sénior de Paços de Ferreira, e o projeto Incorpora, numa cerimónia com presenças limitadas devido à pandemia de COVID – 19”, avança o comunicado que nos foi enviado.