Encontra-se disponível a partir, deste sábado, a versão 2021 do Portal Infocursos que disponibiliza dados e estatísticas sobre cursos superiores, proporcionando mais informação e contribuindo para apoiar os estudantes nas escolhas de curso no ensino superior.
O gabinete do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior destaca, em nota à comunicação social, que a “versão de 2021 do portal atualiza a informação sobre todos os cursos técnicos superiores profissionais (CTeSP), licenciaturas, mestrados integrados e mestrados 2.º ciclo do país. Ficam assim disponíveis dados sobre cerca de 4043 cursos ministrados em 101 instituições de ensino superior”.
O mesmo gabinete realça que a “data de referência das estatísticas apresentadas é o ano letivo 2019/20”, frisando que “além de dados por curso, o portal Infocursos apresenta também estatísticas nacionais. A evolução dos principais indicadores nacionais nos anos mais recentes”.
A versão 2021 do Portal Infocursos permite, ainda, identificar as tendências desde o lançamento deste registo (2015) até ao último ano letivo, confirmando que “aumentou a percentagem de estudantes que continuavam inscritos no mesmo curso 1 ano após ingressarem no ensino superior, tendo diminuído o número de estudantes que mudam de curso e aqueles que saem do sistema de ensino superior”.
O portal confirma, também, que o “número de estudantes que abandona o ensino superior ao fim do primeiro ano reduziu de modo relevante nos CTeSP (28.4% de abandono em 2015-16 e 18.7% em 2019-20) e mestrados (19.7% de abandono em 2014-15 e 16% em 2019-20), tendo-se também reduzido nos demais ciclos de estudo, ainda que de modo mais ligeiro”.
Os indicadores evidenciam que a “percentagem de recém-diplomados que se encontram inscritos no IEFP como desempregados teve uma forte redução, tendo a taxa de desemprego decrescido de valores médios acima de 8% no segundo semestre de 2015 para 4.6% (diplomados de ensino público) e 5.7% (diplomados de ensino privado) no segundo semestre de 2020”.
O portal comprova que o “número de estudantes estrangeiros inscritos aumentou em todos os ciclos de estudo representando no último ano letivo cerca de 14% dos inscritos em CTeSP, 13% em licenciaturas e 27.5% em mestrados”.