A CCDR-NORTE, em parceria com o Ministério das Infraestruturas e da Habitação, organiza amanhã, dia 27 de julho, pelas 14H30, no auditório do Museu Nacional Soares dos Reis, no Porto, a sessão regional de apresentação e debate do Plano Ferroviário Nacional (PFN).
A sessão, que contará com a participação do Presidente da CCDR-NORTE, António M. Cunha, e do Coordenador do Grupo de Trabalho do Plano Ferroviário Nacional, Frederico Francisco, tem como foco a apresentação do PFN, instrumento que irá definir a rede de conetividade ferroviária de interesse nacional e internacional em Portugal. Dessa forma, o plano pretende conferir estabilidade ao desenvolvimento da rede ferroviária português para um horizonte de médio e longo prazo.
A adoção de um Plano Ferroviário Nacional está prevista no programa do XXII Governo Constitucional, que também estabelece como objetivos levar a ferrovia a todas as capitais de distrito, reduzir o tempo de viagem entre Lisboa e Porto e promover melhores ligações da rede ferroviária às infraestruturas portuárias e aeroportuárias.
Além desses, o PFN tem como meta assegurar uma cobertura adequada do território e a ligação dos centros urbanos mais relevantes, bem como as ligações transfronteiriças ibéricas e a integração na rede transeuropeia. Deverá ainda garantir a integração do modo ferroviário nas principais cadeias logísticas nacionais e internacionais.